O debate presidencial promovido pela TV Globo, nesta quinta-feira, 29, teve uma discussão entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Padre Kelmon (PTB) durante uma pergunta sobre corrupção. O candidato do PTB quis saber por que Lula é próximo de "tanta gente que foi presa" e questionou se o petista foi "chefe de esquema de corrupção".
"O candidato está desinformado ou só lê o que quer", respondeu Lula, sendo interrompido diversas vezes por Padre Kelmon, que recebeu uma bronca de William Bonner. "Eu não consigo entender, já falei algumas vezes. Você compreendeu que tem regras o debate? Concordou com elas? Basta cumpri-las. Quando seu adversário está falando, é só o senhor aguardar e vai ter o direito de falar. É assim que funciona, por favor".
Lula aproveitou a oportunidade e chamou Kelmon de "candidato laranja" e disse que, por esse motivo, o candidato não respeitava as regras. "Eu tive 26 denúncias, mentirosas, inclusive de uma pessoa que depois virou ministro do atual governo. Uma quadrilha foi montada no MP [Ministério Público] e foi provada a culpabilidade dela. Fui absolvido de 26 processo no Brasil, pela Suprema Corte e dois processos na ONU. Quando quiser falar de corrupção, olhe para outro, não para mim".
Ao ser rebatido, Kelmon disse que Lula é o responsável pela corrupção no Brasil. "Você é um descondenado, nem deveria estar aqui sendo candidato à presidente da República. Você é cínico, você mente".
Lula rebateu afirmando que as falas de Kelmon são "irresponsável", e o candidato do PTB pediu respeito por ser padre. Nesse momento, o petista se irritou: "Padre? Você está fantasiado".
Diante da discussão, a produção do debate cortou o microfone dos candidatos, que seguiram em um bate-boca. "Peço desculpas ao público pela cena que está se desenvolvendo aqui", encerrou Bonner.