Lula chama Bolsonaro de 'mentiroso' ao questionar pobreza no Brasil, e presidente acusa rival de ser 'farsante'

Candidato à reeleição alegou que o programa Auxílio Brasil dá o dobro do valor para que a população saia do mapa da pobreza

28 out 2022 - 22h59
(atualizado em 29/10/2022 às 01h56)
Bolsonaro cita Auxílio Brasil, Alckmin e chama Lula de "farsante"
Video Player

O presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de "farsante" ao falar sobre o mapa da fome no Brasil. A fala foi dita durante o último debate presidencial antes do segundo turno das eleições, promovido pela TV Globo, na noite desta sexta-feira, 28. 

Ambos estavam falando sobre o combate à pobreza no país, quando Lula chamou o oponente de "mentiroso", quando Bolsonaro mencionou os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Publicidade

(Ipea) sobre o mapa da fome. O presidente afirma que o Auxílio Brasil é o programa que melhora essas condições no país, e o petista o contesta.

"Tem 33 milhões de pessoas passando fome nesse país. Hoje a Folha alega quem tem 24 milhões de pessoas que não conseguem comprar alimento. Quando é que vai resolver isso? O Bolsa Família foi um conjunto de políticas públicas que fez esse País ser um exemplo no mundo de política social", afirmou Lula. 

Jair Bolsonaro e Lula durante debate na Globo
Jair Bolsonaro e Lula durante debate na Globo
Foto: Reprodução/Globo

Diante da resposta do oponente, Bolsonaro afirmou que o programa criado em seu governo dá o dobro do valor para sair da linha da pobreza.

“O Auxílio Brasil, que toda a bancada do PT na Câmara voltou contra. Ou seja, você é favorável que o povo passe fome. Você é favorável que o combustível fique lá em cima para você chegar no poder a posar de salvador da pátria. Longe disso, tu é um grande farsante Lula. Começa pela escolha do seu candidato a vice”, finalizou. 

Publicidade

Reta final do segundo turno

Assim como no primeiro turno, Lula se manteve numericamente à frente de Bolsonaro em todas as principais pesquisas eleitorais do segundo turno. Segundo o último levantamento do Datafolha, divulgado na quinta-feira, 27, o petista aparecia com 53% dos votos válidos, contra 47% do atual presidente. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

No primeiro turno, o ex-presidente alcançou 48,4% dos votos. No total, foram 57.259.504 votos para Lula. 6,1 milhões de votos a mais que o total de votos recebidos por Bolsonaro. O presidente recebeu 51.072.345 votos (43,20% dos votos válidos). O segundo turno será realizado no próximo domingo, 30.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, a partir das 17h de domingo, o processo de apuração dos votos das Eleições 2022, nas quais serão eleitos 12 governadores, além do novo presidente da República. Todos vão cumprir mandato entre 2023 e 2026.

O Terra fará a cobertura completa das eleições e contará, em sua página principal, com um placar que trará os resultados atualizados, diretamente do TSE. Em parceria com o Poder360, será transmitida uma live com todos os detalhes da votação e também da apuração. A live está prevista para domingo, às 16h.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações