O candidato à Presidência da República Lula (PT) afirmou durante o debate desta noite que "talvez" o seu governo (2003-2010) tenha feito apenas menos obras de infraestrutura do que o governo militar de Ernesto Geisel (1974-1979). A declaração chegou a arrancar um sorriso discreto do atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).
"No nosso governo fizemos a maior política de infraestrutura. E com isso geramos muitos empregos com carteira de trabalho assinada (...) Talvez tenha feito apenas menos do que o governo Geisel", disse.
A administração de Ernesto Geisel sofreu com o fim do "milagre econômico" e também com a crise do petróleo, além do aumento da inflação e da dívida externa.
Para enfrentar essa situação foi elaborado o 2º Plano Nacional de Desenvolvimento, em que foi instituído o Programa Nacional de Desenvolvimento, com a criação do Programa Nacional do Álcool.
No governo Geisel foi iniciada a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, em parceria com o Paraguai, foi assinado um acordo de cooperação com a Bolívia para a compra de gás e um acordo nuclear com a Alemanha Ocidental.