As mudanças no programa de governo de Marina Silva (PSB), suprimindo propostas que atendiam a reivindicações da comunidade GLBT, foram alvo de críticas dos internautas nas redes sociais. Usuários do Twitter relacionaram o recuo da candidata às críticas feitas pelo pastor Silas Malafaia após a divulgação da primeira versão do programa. O nome do pastor chegou a ficar entre o trend topics do microblog, com a maioria das mensagens o relacionando à Marina.
No dia do lançamento do programa de governo, Malafaia criticou as propostas para o movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis): "o programa de governo do partido de Marina é pior que o PT e o PSDB, no que tange aos direitos dos gays", declarou o religioso. Após as alterações, o pastor disse que o programa "melhorou muito".
Os usuários do microblog criticaram o que seria o recuo da candidata em razão das críticas feitas pelo pastor. "Silas Malafaia mandou, Marina Silva obedeceu. É assim que funciona a "nova política", escreveu o usuário @ricardope. "Ja pensou, Malafaia Min. Chefe da Casa Civil", disse @atanagildob. Outra usuária declarou que não mais votará na candidata, "marina conquistou de volta o voto do malafaia mas perdeu o de milhares de brasileiros... cara como você é burro", publicou @amaandagos
Gente, ridículo isso da Marina voltar atrás nas propostas pró-LGBT logo depois do Malafaia fazer draminha
— Boy toy named Hyu (@hyu_q)
August 31, 2014
A
@silva_marina
está dando muitos ouvidos ao Malafaia. Se antes tinha chances de ter meu voto, não tem mais.
— Daniel Cury (@danielcury)
August 31, 2014
Marina oficial
Na página oficial da candidata no Facebook, a publicação sobre a errata no programa de governo recebeu 2.081 comentários. A maioria dos usuários defendeu a candidata e a mudança de posição. Mas alguns criticaram o recuo, gerando um intenso debate. "Iria votar nela agora já não sei, não tolero a alienação do pessoal evangélico contra o movimento LGBT, sou a favor da igualdade de direitos", escreveu uma usuária. Este comentário teve 58 curtidas. Outro usuário respondeu: "releia essa nota, verá que ela é totalmente a favor dos direitos iguais para o LGBT".
Mudanças
A campanha da candidata à Presidência da República, Marina Silva (PSB), divulgou alterações em duas áreas de seu programa de governo, menos de 24h após divulgá-lo. Em questões de políticas voltadas para as Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis (LGBT), com início na página 215, e com a supressão da energia nuclear como uma das que devem ser ampliadas, na página 144.
Dentre as alterações estão a retirada do apoio à votação de emenda constitucional e lei que garantam o casamento gay pela Constituição e pelo Código Civil; a supressão de proposta que torna a homofobia crime, assim como já acontece com outras formas de preconceito. A candidata também eliminou a proposta de desenvolver material didático que combata o preconceito e o bullying por orientação sexual nas escolas.