Marta Suplicy curte postagem de Tabata Amaral em que critica voto útil em Boulos

Post foi feito na manhã desta quarta-feira, 2, nas redes sociais da candidata, que já teceu críticas à estratégia

2 out 2024 - 15h00
(atualizado às 16h25)
Guilherme Boulos (PSOL) e sua vice Marta Suplicy (PT)
Guilherme Boulos (PSOL) e sua vice Marta Suplicy (PT)
Foto: Leandro Paiva/Divulgação / Estadão

A ex-prefeita e candidata a vice de Guilherme Boulos (PSOL), Marta Suplicy (PT), foi flagrada ao curtir uma postagem da adversária Tabata Amaral (PSB) em que critica voto útil no psolista, nesta quarta-feira, 2. 

  • Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2024 no portal Terra e fique por dentro de todas as notícias.

Ainda na segunda-feira, 30, artistas e intelectuais publicaram uma carta aberta pedindo o voto útil no Boulos para evitar um segundo turno entre dois candidatos bolsonaristas, Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal (PRTB), entre os líderes das pesquisas de intenção de voto.

Publicidade

"A situação de São Paulo --a maior cidade do País-- é especialmente preocupante, porque estamos diante do risco de dois candidatos bolsonaristas passarem ao segundo turno: Pablo Marçal e Ricardo Nunes", diz a carta, assinada por nomes como Nando Reis, Zeca Camargo, Fernando Meirelles e Ivo Herzog.

Na postagem de Tabata, ela compartilha a pesquisa Futura, que aponta a perda de Boulos caso enfrente Nunes ou Marçal no segundo turno, com a legenda "que voto útil é esse?".

A candidata já criticou por diversas vezes a estratégia de voto útil, dizendo ver "desespero" no pedido da campanha. "É o desespero de uma candidatura que está com R$ 66 milhões de dinheiro declarado de campanha e estagnou", afirmou ela em entrevista a jornalistas na região do Brás. "Não consegue crescer porque uma coisa é fazer militância, levantar cartaz, outra é sentar como deputado ou prefeito, trazer o governador, o presidente e enfrentar os problemas reais que a cidade enfrenta."

Corrida eleitoral

A pesquisa Terra/Real Time Big Data, divulgada nesta quarta-feira, 2, aponta empate técnico triplo na corrida pela Prefeitura de São Paulo, a quatro dias do primeiro turno das eleições 2024. O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) tem 26% das intenções de voto, o prefeito Ricardo Nunes (MDB), 25%, e o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) também marca 25%. 

Publicidade

Em seguida, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) aparece com 11%, o apresentador José Luiz Datena (PSDB), com 3%, e a economista Marina Helena (Novo) com 3%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos são 4%; outros 3% não responderam ou não souberam dizer em quem votariam.

Em relação à pesquisa anterior do Real Time Big Data, divulgada na segunda-feira, 30, a intenção de voto dos candidatos oscilou dentro da margem de erro. Boulos passou de 25% para 26%, Nunes oscilou de 26% para 25%, e Marçal foi de 23% para 25%.

O levantamento também indica empate técnico triplo na pesquisa espontânea, quando os entrevistados respondem em quem votarão sem que sejam informados os nomes dos candidatos disponíveis. 

Boulos aparece com 21%, Marçal, com 20%, e Nunes com 19% das menções. Tabata foi citada por 8% dos entrevistados, enquanto Datena e Marina Helena aparecem com 1%. Ao todo, 22% dos entrevistados não souberam ou não responderam. Há, ainda, 8% de votos brancos e nulos. 

Publicidade

A Real Time Big Data entrevistou 1.500 eleitores de segunda-feira, 30, a terça-feira, 1º. Encomendado pelo Terra, o levantamento tem margem de erro de três pontos percentuais, e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o código SP-02771/2024.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se