Mauro Mendes, do União Brasil, conseguiu a reeleição para o governo do Mato Grosso neste domingo, 2. O atual governador teve crescimento nas pesquisas durante toda a campanha e disparou na reta final, se elegendo com 68,45% dos votos, segundo apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com 100% das urnas apuradas, foram registrados ainda 8,58% de votos nulos, 5,23% de votos brancos. Ao todo, 2.469.414 eleitores estavam aptos a votar no Mato Grosso.
Mauro Mendes disputou o pleito juntamente com Marcia Pinheiro (PV), que recebeu 16,41% dos votos; Pastor Marcos Ritela (PTB), que teve 14,34% dos votos; e Moisés Franz (PSOL), que recebeu 0,80%.
Sobre Mauro Mendes
Mauro Mendes Ferreira tem 58 anos e é natural de Anápolis (GO). O atual governador é empresário e formado em Engenharia Elétrica. Foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso.
Na política, exerceu a função de prefeito de Cuiabá entre 2013 e 2016. Em 2018 foi eleito governador do Mato Grosso em primeiro turno, com 58,69% dos votos.
Líder nas pesquisas eleitorais durante toda a campanha, Mauro apareceu com 62% dos votos em levantamento da RealTime Big Data, divulgado na terça-feira, 27. A coligação da candidatura foi formada pelo Cidadania, Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Liberal (PL), Partido Republicano da Ordem Social (Pros), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Podemos e Republicanos.
“Nunca ninguém ouviu falar um 'A' do Mauro Mendes como prefeito de Cuiabá, como governador, e eu acredito muito nisso, que um trabalho sério, honesto, muda para melhor a vida das pessoas. Tem muita mudança para ser feita. Estamos fazendo, tem muitas coisas acontecendo, precisa terminar tudo isso que nós iniciamos”, afirmou em debate à TV Centro América durante a campanha.
Apuração em Mato Grosso:
Total de votos válidos: 1.383.819
Mauro Mendes (União Brasil): 68,45%
Marcia Pinheiro (PV): 16,41%
Pastor Marcos Ritela (PTB): 14,34%
Moisés Franz (PSOL): 0,80%