Não votei no primeiro turno, posso votar no segundo turno?

Confira se é possível votar no segundo turno sem ter participado do primeiro

7 out 2024 - 05h03
(atualizado às 12h52)
Não votei no primeiro turno, posso votar no segundo turno?
Video Player

As eleições municipais são um momento importante para decidir o futuro das cidades e do País através da escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Em 2024, o primeiro turno aconteceu no dia 6 de outubro e, em algumas localidades, um segundo turno será realizado no dia 27 de outubro. No entanto, muitos eleitores podem se perguntar: Se eu não votei no primeiro turno, posso votar no segundo turno?

  • Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2024 no portal Terra e fique por dentro de todas as notícias.

Não votei no primeiro turno, posso votar no segundo turno?

Mesmo que você não tenha votado no primeiro turno, ainda é possível participar do segundo turno. A Justiça Eleitoral trata cada turno como uma eleição independente, então a ausência na primeira etapa não impede que você vote na segunda, desde que a situação eleitoral esteja regular.

Publicidade
Primeiro turno será neste domingo, 6 de outubro
Primeiro turno será neste domingo, 6 de outubro
Foto: Diário do Rio

Portanto, se você não votou no dia 6 de outubro, basta estar em dia com a Justiça Eleitoral para exercer seu direito de voto no dia 27 de outubro.

Como justificar o voto?

Se você não votou no primeiro turno, é necessário justificar sua ausência. Existem várias formas de fazer isso:

  • Pelo aplicativo e-Título: Disponível para Android e iOS, o app permite que você justifique sua ausência de forma prática. Após baixar o aplicativo, selecione a opção "Justificativa de ausência" e preencha os dados.
  • Pelo Sistema Justifica: No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou nos portais dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), você pode preencher o requerimento online e anexar documentos que comprovem o motivo da ausência.
  • Presencialmente: Você pode entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral em qualquer zona eleitoral ou enviá-lo via correio à autoridade responsável pelo seu título de eleitor, com a documentação que comprove o motivo da ausência.

O prazo para justificar a ausência no primeiro turno vai até o dia 5 de dezembro de 2024. Lembre-se de que, se houver necessidade de justificar a ausência no segundo turno, o prazo é até o dia 7 de janeiro de 2025.

Primeiro e o segundo turno

O primeiro turno das eleições de 2024 foi realizado no dia 6 de outubro em 5.559 municípios brasileiros. Já o segundo turno, que só acontece nas cidades com mais de 200 mil eleitores e onde nenhum candidato alcançou a maioria absoluta no primeiro turno, será realizado no dia 27 de outubro.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações