O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), que atualmente concorre à reeleição contra o candidato Guilherme Boulos (PSOL), não compareceu ao debate promovido pela RedeTV, Folha de S. Paulo e UOL nesta quinta-feira, 17. Para justificar a ausência, Nunes afirmou que compareceu a uma reunião com o presidente da Enel, concessionária de energia elétrica de São Paulo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Nas redes sociais, Nunes publicou um vídeo sobre o assunto. "Cheguei aqui no Palácio dos Bandeirantes, uma reunião super importante, vai ser às 10 horas da manhã, com o governador Tarcísio, o presidente da Enel, o presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica, o pessoal da Defesa Civil, nossa equipe muito importante, para tratar de tudo o que está acontecendo desde sexta-feira", disse.
Na última sexta-feira, 11, São Paulo enfrentou um forte temporal que deixou milhões de moradores sem energia elétrica. Até terça-feira, 15, havia residências sem luz na capital paulista, e muitos moradores passaram por transtornos devido ao apagão.
O atual prefeito também falou sobre o alerta da Defesa Civil para esta sexta-feira, 18, e sábado, 19, que devem ter chuva e vento fortes novamente. "A cidade está preparada, parte da Prefeitura, mas cobrar da Enel, essa péssima empresa, que ela também coloca a sua equipe para poder atender a população. Então, muito importante, terminando a reunião, eu passo para vocês. Então, hoje aqui, cancelei todos os meus compromissos que eu tinha, vim para cá nessa reunião de emergência, para cuidar da cidade", declarou no vídeo.
A campanha de Ricardo Nunes afirmou que, em razão da reunião extraordinária agendada pelo governador Tarcísio de Freitas, Nunes não compareceu ao debate pela Prefeitura de São Paulo. Outras agendas eleitorais também foram canceladas por conta das mudanças climáticas previstas para os próximos dias. "A campanha de Ricardo Nunes lamenta a ausência no evento de hoje e solicita a compreensão dos organizadores, do candidato adversário e do público", informou em nota.
A ausência de Nunes foi criticada por Boulos. Durante a sabatina, o candidato do PSOL afirmou que o adversário tem medo do embate: "Mais uma vez o Ricardo Nunes fugiu. Ele já havia, durante três anos e meio, fugido das responsabilidades de prefeito, só veio trabalhar no tempo de eleição. Agora, nessa semana, fugiu das responsabilidades dele em relação ao apagão, jogando sempre para os outros, nunca assumindo seus erros. E hoje, foge do debate, porque tem medo de debater ideias."
Nesta quinta-feira, 17, o prefeito também seria ouvido pela CNN em uma sabatina, mas pediu para remarcar o compromisso, alegando precisar cumprir agenda pela prefeitura. Uma nova data ainda será divulgada. O candidato Guilherme Boulos (PSOL) deve ser entrevistado nesta sexta-feira, 18, pela CNN.
No primeiro turno na cidade de São Paulo, Nunes conseguiu 29,48% dos votos válidos (1.801.139 votos) contra 29,07% (1.776.127 votos) de Boulos.