O candidato e atual prefeito João Campos (PSB) confirmou o favoritísmo e venceu a disputa pela Prefeitura do Recife no primeiro turno. Com 100% das urnas apuradas, João teve 78,11% dos votos válidos. Gilson Machado, do PL, ficou em segundo, com 13,90%.
- Confira no Terra os resultados do primeiro turno das eleições 2024
Aos 30 anos, João Campos comandará a prefeitura da capital pernambucana por mais quatro anos, após conquistar mais de 542.953 mil votos. Filho do ex-governador Eduardo Campos (falecido em 2014), o socialista terá como vice seu é ex-chefe de gabinete Victor Marques (PCdoB).
João Campos enfrentou sete adversários na corrida eleitoral: Gilson Machado (PL), Daniel Coelho (PSD), Dani Portela (PSOL), Tecio Teles (Novo), Ludmila Outtes (UP), Simone Fontana (PSTU) e Victor Assis (PCO).
A vitória de João Campos confirma a tendência apontada pelas pesquisas eleitorais. Em todos os levantamentos do Datafolha, o político de 30 anos sempre apareceu com mais de 74%. A gestão do agora prefeito reeleito é aprovada por mais de 70% dos eleitores, segundo os levantamentos.
Com o resultado das urnas, o PSB vai se manter no comando da capital pernambucana pelo quarto mandato consecutivo. Antes de Campos, Geraldo Júlio comandou a cidade por oitos após interromper uma sequência de 12 anos do PT no poder.
Quem é João Campos
João Campos vem de uma tradicional família política. Ele é bisneto de Miguel Arraes, um dos principais nomes da esquerda brasileira, que governou Pernambuco por três mandatos e também foi deputado estadual, federal e prefeito de Recife. Sua avó, Ana Arraes, serviu como deputada federal entre 2007 e 2011.
Filho do ex-governador Eduardo Campos, que faleceu em um acidente aéreo durante a campanha presidencial de 2014, João tem seguido os passos políticos da família. Sua mãe, Renata Campos, é auditora do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).
João ingressou na política em 2016, aos 22 anos. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele assumiu seu primeiro cargo público como chefe de gabinete do então governador Paulo Câmara (PSB). Em sua primeira eleição, em 2018, foi eleito deputado federal com 460.387 votos.
Em 2020, aos 27 anos, João Campos foi eleito prefeito do Recife, tornando-se o mais jovem a assumir o cargo na história da cidade. Atualmente, ele mantém um relacionamento com a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP), que concorreu à Prefeitura de São Paulo em 2024.
Polêmica com Lula
Durante o debate promovido pela TV Globo, João Campos foi alvo dos candidatos por supostamente esconder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da sua campanha eleitoral. O PT estava entre os partidos da Coligação Frente Popular do Recife, que reelegeu o prefeito do Recife.
O político afirmou que era "grato às parcerias sim com o presidente Lula" e que todos conheciam a sua posição política: "Tenho posição política sim, as pessoas sabem disso, sou um progressista de centro-esquerda".
Propostas
Entre as principais propostas de João Campos para seu novo mandato, está a criação do Orla Parque, um novo desenho urbano para a cidade, além da construção de novas pontes e a revitalização do centro. Ele também planeja expandir o CredPop, ampliando o acesso a crédito para micro e pequenos empreendedores, com suporte e mentorias aos beneficiados.
O plano de governo do candidato do PSB colocou a utilização do Conecta Recife para integrar serviços de saúde, educação e assistência social. Campos ainda declarou que pretende aumentar as iniciativas focadas em crianças, como o Hospital da Criança do Recife e as Praças da Infância.