Com o comparecimento da população em massa para votar, inúmeras seções eleitorais apresentaram filas para a votação deste domingo. De acordo com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, algumas zonas eleitorais tiveram aumento no número de eleitores.
Com o fechamento das urnas em todo o país, a partir das 17h, muitos colégios ainda apresentavam filas, notadamente nas grandes cidades. Todo eleitor que compareceu até o local, até o fechamento dos portões, recebeu uma senha e tem garantido o seu direito, até que o último voto seja registrado.
"Só vamos realmente saber se houve uma demora, se foi pelo aumento do número de eleitores ou pela biometria", afirmou Moraes. Em várias seções, mesários afirmaram que a demora se deve à biometria, já que em muitos casos a leitura digital é demorada, com até quatro tentativas para que ela seja validada. Em todo o Brasil, mais de 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar.
Outro fator que deve ser levado em consideração é o número de votos a serem registrados, já que o brasileiro elege de uma só vez deputados estaduais, federais, senador, governador e presidente da República. No caso do Distrito Federal (DF), a eleição é para deputado distrital, em vez do voto em deputado estadual.
Ou seja, o eleitor precisa escolher cinco candidatos. Também há uma percepção inicial de que a população votou em massa, com perspectivas de abstenção menores do que as de 2018.
Até as 16h, apenas 3.222 urnas haviam sido substituídas, por algum tipo de problema. O número equivale a 0,6% do total de 472.075 urnas disponíveis.
Divulgação dos Resultados
Com a unificação do horário de votação, a apuração dos resultados para todos os cargos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está prevista para começar a partir das 17h (horário de Brasília). E você pode acompanhar a apuração dos resultados em tempo real no Terra, com um placar com informações diretamente do TSE.
O Terra também está transmitindo uma live em parceria com o Poder360, com todos os detalhes da votação e também da apuração. Entre os convidados da transmissão estão: Mara Gabrilli (PSDB), senadora e vice da candidata a presidente Simone Tebet (MDB); Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD; Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda; Eduardo Cunha (PTB), ex-presidente da Câmara dos Deputados; e vários outros nomes da política.
Não votei nem justifiquei minha ausência. E agora?
O eleitor que não justificou a ausência no dia da eleição terá 60 dias para justificar a ausência - isso pode ser feito pelo e-Título, pelo site do TSE ou em qualquer cartório eleitoral. Será necessário apresentar os documentos exigidos pela Justiça Eleitoral, como uma declaração do trabalho ou atestado médico.