Prefeito e herdeiro político: quem é João Campos, o namorado de Tabata Amaral

Filho do ex-governador Eduardo Campos concorre à reeleição para a prefeitura da capital pernambucana

20 set 2024 - 11h50
(atualizado às 12h25)

Olhos verdes, sorriso largo, bom de conversa e herdeiro político de uma das famílias mais tradicionais de Pernambuco. Esses são alguns dos atributos de João Henrique de Andrade Lima Campos, ou apenas João Campos (PSB), atual prefeito do Recife e que lidera a disputa para a reeleição este ano com 76% das intenções de voto, segundo o Datafolha.

  • Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2024 no portal Terra e fique por dentro de todas as notícias.

Apesar do maior desempenho entre todos os candidatos nas capitais brasileiras, João Campos tem pautado o noticiário eleitoral por causa da sua relação com Tabata Amaral, candidata do partido à Prefeitura de São Paulo. No debate promovido pela RedeTV! e o UOL, Tabata foi provocada pela adversária Marina Helena (Novo) sobre o uso de um jatinho particular para visitar o namorado.

Publicidade

No momento, após ser questionada sobre quantas viagens teria feito para visitar o namorado e de quem era esse avião, Tabata respondeu que nunca fez nenhuma viagem do tipo, e anunciou que processaria a oponente. O Terra entrou em contato com a assessoria de imprensa de Marina, em busca de mais detalhes sobre a suposta denúncia. Foi respondido à reportagem: "Marina perguntou para Tabata, para ela poder explicar".

A assessoria informou ainda que a candidata não tem detalhes sobre o que teria acontecido. "Só o que ela falou no debate", disse.

Tabata Amaral (PSB) chega ao SBT, em Osasco (SP), para participar de debate entre candidatos à Prefeitura de São Paulo
Tabata Amaral (PSB) chega ao SBT, em Osasco (SP), para participar de debate entre candidatos à Prefeitura de São Paulo
Foto: Ettore Chiereguini/ Especial para o Terra

A herança política de João Campos

Nascido em berço político, João é bisneto de Miguel Arraes, um dos principais nomes da esquerda do País e um dos fundadores do PSB. Ele também é filho de Eduardo Campos, ex-governador do estado que morreu em um acidente aéreo durante a campanha presidencial de 2014. A avó de João, Ana Campos, é ministra do Tribunal de Contas da União (TCU).

João Campos tomou para si a missão de dar sequência ao legado político da família, ao entrar para a política em 2016, com apenas 22 anos. Na época, ele tinha acabado de concluir o curso de engenharia civil, na Universidade Federal de Pernambuco.

Publicidade

Seu primeiro cargo foi como chefe de gabinete do então governador Paulo Câmara (PSB). Na sua estreia em eleições, conseguiu 460.387 votos e se tornou deputado federal.

Romance em Brasília

Na Câmara dos Deputados, João conheceu a atual namorada e candidata à prefeitura de São Paulo, a deputada Tabata Amaral. O casal começou a se formar em 2019, quando Tabata estava formulando a criação de uma comissão para fiscalizar o então ministro da educação Ricardo Vélez Rodríguez. João foi o vice-presidente da comissão.

"Ele vira para mim um dia, em um jantar, senta do meu lado e se declara para mim", revelou a deputada em um post no seu Instagram em março deste ano.

João Campos e Tabata Amaral (PSB)
Foto: Reprodução/Instagram Tabata Amaral

Após o início do relacionamento, Tabata rompeu com seu antigo partido, o PDT, e migrou para o PSB, do qual seu namorado se tornou um dos principais caciques.

Boa avaliação e redes sociais

João Campos é bem avaliado por 77% dos moradores do Recife, segundo dados do Datafolha. Além de uma série de obras estruturais pela cidade, o prefeito da capital pernambucana é elogiado pelo seu desempenho na comunicação, principalmente nas redes sociais.

Publicidade

Hoje com 30 anos de idade, João Campos alia uma linguagem jovem ao perfil de um cidadão que utiliza a cidade. Entre os conteúdos, ele publica vídeos indo trabalhar na prefeitura correndo ou de bicicleta.

No carnaval deste ano, descoloriu o cabelo após pedidos de artistas de brega funk e seguidores, que insistiam para ele adotar o estilo dos jovens da periferia recifense. Também é comum imagens do candidato à reeleição dançando músicas que estão em alta no TikTok.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações