O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, afirmou nesta terça-feira (23) que as prévias para a escolha do candidato da sigla à Presidência da República em 2022 devem ser retomadas até quinta-feira, caso haja acordo entre os postulantes à indicação.
Segundo o tucano, a proposta de uma empresa privada para dar continuidade às prévias já passa por avaliação da área técnica da sigla e pelos três candidatos à indicação -- os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio. Havendo acordo entre os envolvidos, o processo pode ser retomado.
"É preciso que haja um consenso para que passemos à contratação", disse Araújo a jornalistas, acresentando que a legenda também já iniciou conversas com uma segunda e uma terceira empresas, caso a tentativa com a primeira delas não vingue.
"Esperar uma posição técnica das candidaturas em relação à avaliação do sistemas que estão em diálogo sobre contratação, se eles suportam o critério de segurança que cada candidatura e o partido definem. Feito isso, abre-se o processo para a conclusão do resultado das prévias e anunciar o candidato do PSDB", afirmou.
Segundo ele, havendo um "ok" da área técnica e das candidaturas, o processo pode ser retomado "no mais tardar" na quinta-feira ou ainda na quarta.
As prévias da legenda foram suspensas no domingo após falha na tecnologia desenvolvida exclusivamente para a consulta interna. O episódio escancarou a divisão interna na sigla, especialmente entre Doria e Leite, que vêm trocando farpas em declarações públicas.