SOROCABA - Três partidos confirmaram neste sábado, 12, candidaturas à prefeitura de Sorocaba. O PSL indicou à reeleição a atual prefeita da cidade, Jaqueline Coutinho. O vice será o advogado Roberto Freitas, presidente do PSB local. O partido anunciou também a adesão do MDB, que desistiu de lançar candidatura própria. O pré-candidato emedebista à prefeitura, vereador Fernando Dini, decidiu se candidatar a um novo mandato na Câmara e deve somar com a chapa de Jaqueline na campanha. O MDB tem tradição na cidade, que governou durante 12 anos, entre as décadas de 1980 e 1990.
A convenção do PSL, partido que elegeu o presidente Jair Bolsonaro, que já deixou a sigla, mobilizou lideranças da agremiação. Estiveram no evento o presidente estadual e vice nacional, Júnior Bozzella, o senador Major Olímpio, o deputado federal Jefferson Campos (PSD-SP) e o estadual Carlos Cézar (PSB). Jaqueline disse que o partido vai com uma coligação forte para a disputa da prefeitura. "A prática não pode ser dissonante do discurso. O que a gente fala tem que cumprir. É assim que sou, venho de uma família o que é ser servidora pública. Essa é a nossa coligação que estará forte e unida para crescer", disse.
Além do MDB, compuseram com o PSL os partidos PSC, PSB e Patriotas. Jaqueline Coutinho era delegada da Polícia Civil e entrou na política em 2016, como vice na chapa de José Crespo (DEM), que venceu as eleições para prefeito de Sorocaba. Na época, ela era do PTB e assumiu a prefeitura de forma definitiva em 2019, após duas cassações de Crespo pela Câmara. A própria Jaqueline foi pivô da primeira delas, quando acusou o então prefeito de quebra do decoro.
Republicanos indica Rodrigo Manga
A convenção do partido Republicanos confirmou, na noite deste sábado, 12, a candidatura do vereador Rodrigo Maganhato, mais conhecido como Rodrigo Manga, à prefeitura de Sorocaba. Manga terá como candidato a vice o empresário Fernando Martins da Costa, ex-presidente do Esporte Clube São Bento, equipe local que disputa a Série A2 do Paulistão. O Republicanos sai coligado com PRTB, PSD, PP, PL, PTB e PTC.
Vereador por dois mandatos - na eleição de 2016, recebeu 11.471 votos, o mais votado na história da Câmara - Manga aparece na liderança em pesquisas informais. Ele afirma que isso se deve ao trabalho realizado como vereador, ouvindo a população diretamente nos bairros. Manga chegou à convenção acompanhado da esposa, Sirlange Rodrigues, que também é presidente municipal do Republicanos. "Estamos muito felizes com esse grande dia para nós e para Sorocaba. A mudança está começando", disse, saudando os presentes.
<iframe src="https://omny.fm/shows/pol-tica-que-marca/4-prestes-maia-e-o-est-dio-do-pacaembu/embed" width="100%" height="180" frameborder="0" title="#4: Prestes Maia e o Estádio do Pacaembu"></iframe>
Manga é missionário da Igreja Mundial do Poder de Deus e admirador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Antes de iniciar a carreira política, ele foi dono de loja de automóveis usados. Atualmente, coordena um centro de recuperação de dependentes químicos.
DEM confirma Leandro Fonseca
Neste sábado, o Democratas confirmou a candidatura do médico Leandro Fonseca à prefeitura de Sorocaba. O médico, que é candidato pela primeira vez, terá como vice o empresário Fernando Baddini, do mesmo partido. Ele também é novato na política. "Hoje conseguimos realizar o sonho de trazer novos nomes para a política, na esperança de transformar a cidade", disse Fonseca.