PSOL registra maior número de candidaturas nas eleições 2018

Legenda oficializou 104 candidatos no total, de acordo com primeira atualização de estatísticas eleitorais do TSE

2 ago 2018 - 05h12
(atualizado às 08h07)

Na primeira atualização do novo portal de estatísticas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o órgão oficializou o registro, feito pelos partidos, de 250 candidaturas para as eleições 2018. O PSOL é a legenda que mais oficializou candidatos - 104 no total, seguido do Novo, com 43, e do PSL, com 38.

As candidaturas ainda não constam como "aptas", mas apenas como "cadastradas". Os pedidos de registro de candidatura protocolados recebem essa designação de início até serem deferidas.

Publicidade
O PSOL é a legenda que mais oficializou candidatos - 104 no total, seguido do Novo, com 43, e do PSL, com 38.
O PSOL é a legenda que mais oficializou candidatos - 104 no total, seguido do Novo, com 43, e do PSL, com 38.
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

A maioria das candidaturas registradas até o momento é para vagas nas Assembleias Legislativas - 116. Para deputado federal, foram registradas 97. Também estão cadastrados nove postulantes ao cargo de senador e 18 suplentes ao Senado. Cinco candidatos a governador aparecem no portal: Roberto Robaina (PSOL), do Rio Grande do Sul; Márcio Souza (PSOL), de Sergipe; Coronel Ulysses (PSL), David Hall (Avante) e Janaína Furtado (Rede), os três do Acre.

Uma única candidatura já aparece como "inapta", a de Max da Silva Teodoro, que registrou candidatura para segundo suplente de Senador pela Rede do Acre, mas ele desistiu de concorrer e teve a renúncia homologada pelo juiz eleitoral.

O TSE também divulgou dados sobre o perfil dos candidatos registrados: 71,2% são homens e 28,8% são mulheres. Casados são 50,4% e 37,6%, solteiros. A maioria tem entre 40 e 49 anos (89 candidatos) e 56% têm ensino superior completo. Quanto à cor/raça declarada, 50,4% se identificam como brancos e 36,4%, como pardos. Pretos são 10,8%.

Veja também:

Militantes da Rede negam isolamento de Marina e defendem que não são de esquerda, direita nem centro
Video Player
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se