O PT decidiu manter a estratégia de dar o máximo destaque ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no rádio e na TV após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de barrar o registro da candidatura do petista nas eleições 2018. A corte determinou, na madruagada do último sábado (1), que fossem retiradas do ar as propagandas em que Lula aparece como candidato à presidência.
De acordo com os dirigentes petistas ouvidos pelo "Estado, nos programas eleitorais gravados para a TV a ordem é cumprir a decisão dos ministros, que consideraram o ex-presidente inelegível por 6 votos a 1. Os programas do partido foram adaptados para que Lula apareça dentro dos 25% de tempo permitidos pela lei eleitoral e não dizer que o ex-presidente é o candidato.
O objetivo do PT é manter Lula em destaque, mas na condição de ex-presidente, servindo de referência para uma possível nova gestão do PT. Uma outra frente dos programas mostrará lula como "alvo da Justiça".
A primeira leva de material gráfico distribuída pela campanha - cerca de 1,5 milhão de panfletos nos quais aparecem Lula como candidato a presidente, Fernando Haddad a vice e uma foto de Manuela D'Avila no verso - será adaptada ou recolhida. O PT optou por fazer uma quantidade menor de material impresso já prevendo uma derrota no TSE.