Quaest: Pimentel tem 55% dos votos válidos, contra 45% de Graeml no 2º turno em Curitiba

Atual vice-prefeito e jornalista disputam o segundo turno na capital paranaense

26 out 2024 - 19h38
(atualizado em 27/10/2024 às 00h37)
Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) disputam o segundo turno em Curitiba
Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) disputam o segundo turno em Curitiba
Foto: Estadão Conteúdo/IRISBEL CORREIA/GERALDO BUBNIAK

Eduardo Pimentel (PSD) lidera os votos válidos na disputa pela Prefeitura de Curitiba, segundo pesquisa Quaest divulgada neste sábado, 26, um dia antes do segundo turno. O atual vice-prefeito tem 55% da preferência dos eleitores curitibanos, contra 45% da jornalista Cristina Graeml (PMB).

  • Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2024 no portal Terra e fique por dentro de todas as notícias.

O levantamento tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PR-00452/2024 ouviu 1.002 eleitores curitibanos de 16 anos ou mais entre os dias 25 e 26 de outubro.

Publicidade

O critério de votos válidos é utilizado pela Justiça Eleitoral para definir a eleição. Porém, a metodologia da Quaest para o levantamento é diferente e leva em consideração as intenções de votos, padrão e perfil de comparecimento do eleitorado, além de considerar o nível de engajamento da população com cada candidato. A Justiça Eleitoral e outros institutos de pesquisa, como o Datafolha, definem votos válidos apenas excluindo os votos brancos e os nulos.

Além dos votos válidos, a Quaest mostrou a intenção de votos na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores. O método também contabiliza brancos/nulos, quem não vai votar e indecisos. 

  • Eduardo Pimentel (PSD): 50%
  • Cristina Graeml (PMB): 38%
  • Indecisos: 1%
  • Branco/nulo/não irão votar: 11%

Primeiro turno

O inesperado marcou a disputa do primeiro turno em Curitiba. Eduardo Pimentel foi o mais votado com 33,51% (313.347) dos votos. O atual vice-prefeito foi seguido de perto por Cristina Graeml, que somou 31,17% (291.523).

O resultado foi surpreendente, já que as pesquisas realizadas durante a campanha indicavam Graeml na quarta colocação, atrás também de Ney Leprevost (União) e Luciano Ducci (PSB).

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações