O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) negou mais oito pedidos de candidatura a políticos que desejam concorrer aos cargos de deputados estadual ou federal, em sessão plenária extraordinária ocorrida nesta sexta-feira. Os candidatos apresentavam, segundo o tribunal, problemas na documentação apresentada para registro.
Nesta tarde, 153 pedidos de candidatura foram julgados, totalizando 1.015 pedidos de registro analisados apenas esta semana. Ao todo, 39 candidatos tiveram suas candidaturas negadas. Todas as outras deverão ser julgadas até a próxima terça-feira, fim do prazo definido pelo Tribunal Superior Eleitoral.
O candidato Jorge Rosa da Silva (PDT) foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa ao não esclarecer a sua condenação criminal por roubo. Os candidatos a deputado estadual Inaldo Mello Damasceno Junior (PPL) e a federal Josué Ebenezer de Souza Soares (PDT) tiveram o registro negado por apresentar apenas a cópia da certidão criminal, quando a legislação exige o original.
Josimar Leal Alcântara (PHS), Khleber Eugenio Teixeira de Araújo (PHS) e Carlos Eduardo Inácio Ribeiro (PSL), também candidatos a deputado federal, foram indeferidos por problemas de desincompatibilização. Outros dois candidatos a deputado federal também foram barrados por problemas de documentação.
Os candidatos que tiveram pedido negado ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.
Coligações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo Campos