O candidato do PT ao governo do Rio de Janeiro, Lindberg Farias, prometeu fazer 100 CIEPs (Centro Integrado de Educação Pública) em sua gestão caso seja eleito, durante sabatina promovida pelo canal de TV SBT, pelo jornal Folha de S. Paulo e pelo portal UOL no Rio de Janeiro nesta terça-feira.
Prometendo retomar o projeto educacional do antropólogo Darcy Ribeiro colocado em prática pelo ex-governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul Leonel Brizola, ele disse que pretende investir R$ 1 bilhão para colocar para funcionar as unidades CIEPs, que envolve reformas de escolas já existentes e construção de prédios. No entanto, para Lindberg, os CIEPs têm que ser modernos. “Quero fazer o CIEP do século XXI, com tecnologia, ensino profissionalizante, para tornar a escola mais atrativa”, disse durante a sabatina.
Ressaltando que 30% dos jovens do Rio de Janeiro nem estudam nem trabalham, ele disse que há políticas do governo federal que podem liberar recursos para a construção dos prédios e que não vê contradição em investir em obras físicas ao mesmo tempo em que a qualidade dos professores da rede pública e o investimento neles são questionados. “Não é contraditório (investir em prédios). A valorização do professor é fundamental. Eu fiz isso em Nova Iguaçu, quando fui prefeito. O Rio é o estado que menos investe em educação do Brasil”, afirmou.
Coligações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo Campos