O candidato do PT ao governo do Rio de Janeiro, senador Lindberg Farias, afirmou nesta terça-feira que pretende transformar os trens urbanos do Estado em metrô de superfície, permitindo que eles transportem mais gente em uma velocidade maior, caso seja eleito.
No Rio, os trens - operados pela concessionária Supervia - ligam o centro da capital a lugares como a zona oeste e à Baixada Fluminense, e com frequência são criticados pelos usuários devido a falhas e acidentes. Em debate sobre transportes públicos promovido por engenheiros e petistas na Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj), Lindberg disse que é preciso fazer obras em estações e nos trilhos do trem.
“Tem que fazer mergulhão em algumas áreas, fazer viadutos em alguns lugares blindar linhas para ter velocidade de metrô”, afirmou ele.
Segundo ele, há um estudo que estima em R$ 4 bilhões o custo para a transformação de cerca de 200 km de linha, que inclui remodelação das estações, para que elas fiquem acessíveis a deficientes físicos, por exemplo.
De acordo com Lindberg, o projeto pode virar realidade sem investimento público direto, apenas com financiamento de bancos do governo. “Essa é uma obra revolucionária, porque fala com a zona norte, a zona oeste e a Baixada Fluminense”, afirmou.
Lindberg também prometeu investir na ampliação do metrô, levando o serviço público para cidades da região metropolitana do Rio, como Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, e também para a Baixada Fluminense. “A cidade de São João de Meriti (na Baixada) está a 500 metros da Pavuna (onde há metrô) e o metrô não chega lá”, reclamou.