Antes mesmo de conseguir tirar o PMDB do governo do Estado, o PT do Rio de Janeiro já se articula para tirar o PMDB da prefeitura da capital estadual. O presidente do partido, Washington Quaquá, admitiu nesta quarta-feira que o partido já está conversando para ser oposição ao candidato do prefeito Eduardo Paes nas eleições municipais de 2016.
A primeira frente é apoiar o deputado Estadual Marcelo Freixo, derrotado por Paes nas eleições de 2012, mas que ganhou fôlego depois de ter sido o deputado Estadual mais votado do estado no último domingo. “Queremos uma ampla frente de esquerdas no Rio já para 2016”, afirmou. Freixo já declarou seu apoio a Dilma este ano, o que abre caminho para a aliança.
A segunda opção é Romário. O PT aproveitaria o ótimo relacionamento que tem o senador Lindberg Farias com o futuro senador Romário, para convencê-lo a aceitar o convite para ser candidato a prefeito (algo que o próprio Romário não descarta). O problema é que o PSB, partido de Romário, não parece, em princípio, disposto a se aliar ao PT. Mas Romário, por outro lado já admitiu que não está confortável no PSB.
A aliança de esquerdas, conta, desde já, com o acordo com o PRB, partido do atual candidato ao governo do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella. “Que abrange um eleitorado muito forte entre os evangélicos. E dizem que ele não é de esquerda. Mas todo mundo que está do lado do povo é de esquerda”, justificou Quaquá.
Mas o problema maior é que o PT teria que abandonar a aliança que tem com Eduardo Paes no Rio de Janeiro, incluindo o vice-prefeito Adilson Pires, que é também secretário de Desenvolvimento Social do município. Mas Quaquá confia na liderança de Lindberg para conseguir isso. “A candidatura dele, este ano, foi fundamental para sairmos da área de influencia do PMDB. Fomos obrigados a uma aliança nacional que não queríamos”, disse.
1 de 12
O candidato a governador de São Paulo Alexandre Padilha beija a mulher durante coletiva após o resultado das eleições em hotel na Alameda Santos, em São Paulo
Foto: Alex Falcão
2 de 12
O candidato ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, concede entrevista coletiva ao lado do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, após o resultado das eleições em um hotel na Alameda Santos em São Paulo
Foto: Alex Falcão
3 de 12
O candidato do PSB, Rodrigo Rollemberg, concede entrevista coletiva na quadra 4 do Setor Comercial Sul, zona central de Brasília, DF, neste domingo (5)
Foto: Charles Sholl
4 de 12
O candidato ao governo do Estado pela Coligação São Paulo Quer o Melhor (PMDB-PROS-PSD-PP-PDT), Paulo Skaf, fala durante coletiva de agradecimento após o encerramento da apuração dos voto
Foto: Ayrton Vignola/Skaf Oficial
5 de 12
O governador reeleito do Paraná, Beto Richa (PSDB), concede entrevista coletiva em Curitiba, PR, na noite deste domingo (05)
Foto: Joka Madruga
6 de 12
O governador reeleito do Paraná, Beto Richa (PSDB), concede entrevista coletiva em Curitiba, PR, na noite deste domingo (05)
Foto: Joka Madruga
7 de 12
Rui Costa é eleito o governador da Bahia com 54,18% dos votos
Foto: Rui Costa/ GOVBA
8 de 12
Geraldo Alckmin comemora a reeleição ao Governo do Estado de São Paulo
Foto: Paulo Lopes
9 de 12
Governador do Rio Grande do Sul que tenta a reeleição pelo PT, Tarso Genro comemora a ida da disputa ao segundo turno
Foto: Guilherme Santos/UPPRS
10 de 12
Candidato do PMDB ao governo gaúcho, José Ivo Sartori comemora a virada que o colocou no segundo turno
Foto: Twitter do candidato
11 de 12
Marcelo Crivella (PRB) irá participar do segundo turno junto com Fernando Pezão, do PMDB
Foto: Fernando Frazão
12 de 12
Paulo Câmara foi eleito governador de Pernambuco no primeiro turno das eleições 2014