A prefeitura do Rio de Janeiro montou esquema especial de tráfego, neste domingo (26), para garantir a fluidez do trânsito durante o segundo turno das eleições. Algumas medidas de trânsito específicas vão ser adotadas no decorrer do dia para garantir o deslocamento e a mobilidade dos eleitores.
A Guarda Municipal e a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio) trabalham com efetivo completo, priorizando o trânsito nos principais corredores de tráfego e atuando pontualmente nos locais onde há mais concentração de eleitores.
Para garantir que toda a malha viária esteja liberada, a prefeitura suspendeu o fechamento de vias para lazer, como usualmente ocorre nos domingos. Além disso, os painéis de mensagens variáveis da CET-Rio estarão informando aos motoristas sobre as condições de trânsito e passando orientações sobre as melhores rotas, quando houver necessidade.
Os reboques da prefeitura estarão posicionados em pontos estratégicos para atender rapidamente situações de desobstrução das vias, caso necessário.
O Centro de Operações Rio (COR) está monitorando toda a cidade com câmeras e os técnicos da CET-Rio vão ajustar a programação dos semáforos, sempre que necessário, para garantir melhor fluidez do trânsito.
A CET-Rio recomenda aos eleitores que residem perto dos locais de votação que se desloquem a pé ou de bicicleta.
Para aqueles que estiverem distantes do local de votação, a prefeitura recomenda a utilização de transporte público coletivo regulamentado como barcas, metrô, trem e ônibus de linhas regulares.