O Tribunal Regional Eleitoral do Rio voltou atrás na decisão de mudar cinco locais de votação na Vila Aliança, em Bangu, zona Oeste da cidade no próximo domingo. A decisão foi tomada na noite de ontem pelo colegiado do tribunal, depois que a mudança fora contestada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por supostamente poder alterar o resultado das urnas, por constrangimento dos eleitores e por dificultar o acesso dos eleitores aos novos locais.
A decisão de alterar cinco locais de votação tinha sido tomada pela juíza da 24a. Zona Eleitoral, Paula Fernandes Machado de Freitas, por conta dos problemas de segurança enfrentados por mesários nos locais durante a votação no primeiro turno, e que obrigou o TRE-RJ a pedir apoio de tropas do Batalhão de Operações Especiais para retirar as urnas dos locais no fim do dia.
De acordo com a decisão do colegiado do TRE-RJ, a juíza, que está a cargo da Zona Eleitoral desde março de 2013, teve, desde então, tempo suficiente para planejar onde instalar as seções eleitorais das cinco escolas escolhidas.