“Fui ao CPERS [Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul] e não assinei o documento exigindo compromisso de pagar ou resgatar o salário, como é que se diz? O piso! Vou lá no Tumelero [rede gaúcha de lojas de materiais de construção] que eles dão um piso melhor. Ali tem piso bom.”
Parece mentira, mas não é. A declaração foi dada por José Ivo Sartori, candidato do PMDB ao governo do Rio Grande do Sul, durante entrevista concedida ao Terra nesta semana. Na ocasião, ele rebateu críticas que o governador Tarso Genro (PT) costuma fazer sobre sua suposta falta de propostas. Alegando que não quer fazer promessas durante a campanha, citou sua recusa em prometer o pagamento do piso nacional do magistério aos professores do Estado.
A "brincadeira" do candidato não foi bem vista pelo magistério, que divulgou nota repudiando a declaração e afirmando que o tema "não deve ser objeto de chacota por conta de quem tem responsabilidade de propor alternativas para qualificar a educação".
A campanha de Sartori, em seguida, emitiu um pedido público de desculpas. Segundo o comunicado, o peemedebista "teve um trecho de 27 segundos - de uma entrevista de 54 minutos - retirada de um contexto". Em sua propaganda eleitoral da televisão e também em suas redes sociais, onde se auto-intitula "Sartorão da Massa", ele citou o caso novamente e disse que "a campanha do PT está fazendo de tudo para manchar a reputação de Sartori, que sempre respeita os adversários".
É claro que, em meio a essa confusão, os internautas não ficariam quietos. Desde ontem, usuários do Facebook e do Twitter têm compartilhado memes e piadas que ironizam a declaração polêmica do candidato. Sobrou também para Aécio Neves (PSDB), presidenciável apoiado por ele nesta eleição.
Outros aproveitaram a oportunidade para continuar brincando com seu "discurso vazio". Os internautas se esforçaram, pesquisaram no coração e acharam até o Wally, mas ainda não encontraram suas propostas.
Confira ainda alguns tweets populares sobre o assunto:
Quer calha? Vai na Tumelero!
— Éder Raul (@edborracho)
October 21, 2014
Tumelero processa candidato porque não tem piso suficiente para cobrir a cagada dele!
— OBairrista (@obairrista)
October 21, 2014
Sartori vai lançar o Bolsa-Tumelero a mais inovadora PPPP Parceria Público-Privada pra ferrar o Povo.
— Marcel Frison (@MarcelFrison)
October 20, 2014
Bom dia seus "tumelero"....por um mundo sem piso, sem infraestrutura, sem ideologia, sem compromisso, sem proposta, sem nada!
— C. Fioreze (@fioreze2004)
October 21, 2014
Cara se eu sou das vendas da tumelero eu ja entrava com uma promoção de 15% de desconto e dava frete até caxias. Baita mkt de graça ontem
— Alexandre (@AlexndreRibeiro)
October 21, 2014
Atenção!!! Tumelero hoje com 10% de desconto pra quem apresentar a carteirinha do CPERS
— Funcionário do mês (@lexamdre)
October 21, 2014