O Coronel Marcos Rocha, do União Brasil, venceu a disputa contra Marcos Rogério (PL) e conseguiu a reeleição para o Governo de Rondônia.
Rocha escolheu Sérgio Gonçalves da Silva como vice. Ambos concorreram aos cargos pela coligação Compromisso, Trabalho e Fé (União/Republicanos/Avante/MDB/Patriota/PSC/Federação PSDB – Cidadania).
O segundo turno da corrida eleitoral de Rondônia confirmou o domínio da direita no Estado. Os candidatos venceram os adversários de esquerda com folga no primeiro turno e mantiveram uma disputa acirrada durante toda a campanha.
No dia 2 de outubro, Marcos Rocha saiu na frente, com 38,88% dos votos válidos, contra 37,05% de Marcos Rogério. Uma diferença de apenas 15.621 votos. Na campanha do segundo turno, as pesquisas eleitorais apontavam um empate absoluto entre os candidatos.
A preferência pela direita no Estado também ficou provada na eleição presidencial. No primeiro turno, por exemplo, 64,36% dos eleitores rondonianos votaram no presidente Jair Bolsonaro (PL), contra 28,98% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Sobre Coronel Marcos Rocha
Ex-chefe do Centro de Inteligência da Polícia Militar do Estado, Marcos Rocha é natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ) e iniciou a vida profissional no Exército Brasileiro.
Ele é formado em Administração, fez especialização em Metodologia do Ensino Superior e atuou como professor universitário. Na vida pública, assumiu o cargo de secretário Municipal de Educação de Porto Velho.