Com 100% dos votos apurados, está definido que a disputa do segundo turno do governo de Rondônia será entre Confúcio Moura (PMDB) e Expedito Júnior (PSDB). Moura, que é o atual governador, recebeu 35,86% dos votos válidos, ficando à frente de Expedito, que termina o primeiro turno com 35,42%.
A candidata Jaqueline Cassol (PR) deixou a corrida pelo governo do Estado com 15,11% dos votos, em terceiro lugar. Confira o resultado final do primeiro turno:
Confúcio Moura (PMDB): 35,86%
Expedito Júnior (PSDB): 35,42%
Jaqueline Cassol (PR): 15,11%
Padre Ton (PT): 12,64%
Pimenta de Rondônia (PSOL): 0,97%
Brancos: 4,08%
Nulos: 5,21%
Quem é Confúcio Moura
Confúcio Aires Moura, 66 anos, é médico, natural de Divinópolis em Tocantins. Casado, pai de duas filhas, está em Rondônia desde os anos 1970, Estado pelo qual foi eleito deputado federal três vezes consecutivas. Em 2004 foi eleito prefeito da cidade de Ariquemes (190 km de Porto Velho), sendo reeleito em 2008. Em 2010 se candidatou ao cargo de governador, onde foi eleito no segundo turno.
Moura se considera municipalista. Disse ter construído 20 mil casas populares em parceria com o Governo Federal e ter feito mais de 200 km de asfalto nas cidades de Rondônia. Seu desempenho nos últimos anos de mandato fez com que o PMDB homologasse seu nome à disputa da reeleição, mesmo com as pesquisas de opinião apontando grande rejeição com o eleitorado rondoniense.
Fez campanha nos 52 municípios do Estado e, inicialmente, aparecia em segundo lugar nas pesquisas. Na última sondagem feita pelo Ibope figurou na frente, abrindo oito pontos de vantagem para o antigo líder. No segundo turno tende a arrebanhar o apoio do eleitorado e da liderança do PT.
Quem é Expedito Júnior
Expedito Gonçalves Ferreira Júnior tem 51 anos e é professor, natural de Guararapes, no interior de São Paulo. Aos 18 anos mudou-se sozinho para a cidade de Rolim de Moura (510 km de Porto Velho), e, como tinha cursado magistério, passou a dar aulas para o ensino fundamental. É casado e pai de dois filhos. Se tornou vereador com apenas 21 anos de idade. Foi deputado federal por Rondônia em três ocasiões (1988, 1994 e 1998). Mais tarde (2006) também foi eleito senador da república.
Júnior era a principal liderança tucana em Rondônia e emergiu naturalmente para a candidatura ao governo, após ter ficado em terceiro colocado nas Eleições de 2010. Este ano o PSDB homologou de cara seu nome para a disputa, apoiado por lideranças dissidentes de outros grupos políticos do estado.
Também fez campanha em todos os municípios e figurou em primeiro lugar nas principais pesquisas de intenção de voto feitas até o início deste mês. Expedito apareceu em segundo lugar na última pesquisa IBOPE. Para o segundo turno tende a conseguir apoio junto à parte dos líderes e o eleitorado do PP e do PR.