O Ibope divulgou neste sábado a primeira pesquisa de opinião pública estimulada para o cargo de governador de Rondônia, após o deferimento de todas as candidaturas no início desta semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo os dados do instituto, o atual governador, Confúcio Moura (PMDB), aparece com 28% das intenções de voto. Em seguida vem Expedito Júnior (PSDB) com 27%, Jaqueline Cassol (PR) com 15%, Padre Tom (PT) com 9% e Pimenta de Rondônia (PSOL) com 1%.
A sondagem foi encomendada pela Rede Amazônia de televisão e ouviu 812 eleitores de 31 cidades rondonienses entre os dias 5 e 7 deste mês. A pesquisa foi registrada no TRE-RO com o número RO-0025/2014 e no TSE com o número BR-00323/2014.
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Já o nível de confiança, ou seja, a probabilidade do resultado mostrar a realidade, é de 95%. Os votos brancos e nulos somaram 9%. Outros 11% não souberam responder em quem votariam.
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentadas opções aos eleitores, o resultado da sondagem foi: Confúcio Moura 15%, Expedito Júnior 13%, Jaqueline Cassol 7%, Padre Tom 4% e outros 1%. Brancos e nulos somaram 11% e 49% não souberam responder.
A pesquisa também perguntou em quem os eleitores não votariam nessas eleições. Confúcio Moura ficou em primeiro com 27%, seguido por Expedito Júnior com 18% e Padre Tom com 17%. Jaqueline Cassol e Pimenta de Rondônia computaram 14% cada um.
O instituto também avaliou o nível de aprovação do atual governador Confúcio Moura. Entre os entrevistados, 35% avaliaram seu governo como “ótimo ou bom”, 38% afirmam ser “regular” e 29% apontaram “ruim ou péssimo” como resposta.