O famoso “penetra” na foto oficial dos treinadores das seleções durante o seminário técnico da FIFA, realizado em fevereiro passado em um resort de Florianópolis, é um dos oito candidatos ao governo de Santa Catarina nas próximas eleições.
Publicidade
Elpídio Neves ou “Pida”, como é conhecido na capital catarinense, disputa a sucessão estadual pelo PRP. Em fevereiro passado, durante encontro de treinadores das 32 seleções que participaram do mundial de futebol no Costão do Santinho, ele virou manchete ao aparecer misteriosamente na foto oficial do evento, em meio aos técnicos de todas as seleções.
Na época, o Terra flagrou Elpídio conversando com o treinador da Espanha, Vicente del Bosque, na área mista. O espanhol conversou, sorriu e seguiu abraçado com Neves até o local da fotografia oficial. Neves, que usava uma camisa do Brasil da seleção de 70, chegou a posar no local da foto oficial. Ele foi retirado do local por seguranças, mas após uma “conversa” de quase dez minutos com Bosque e outros treinadores.
“Não posso falar sobre o que conversamos”, afirma o hoje candidato ao governo. “Apareci na foto oficial, dei entrevistas, mas conversei com Del Bosque assuntos que foram além do futebol”.
Elpídio disputa pela segunda vez o cargo de governador de Santa Catarina. Em 2006, participou das eleições e obteve 2.589 votos (0,08% segundo o TSE). Em 2010, Neves diz ter sido impedido de participar das eleições majoritárias pelo PTC. Disputou o cargo de deputado federal e obteve 506 votos. “Na convenção realizada no hotel Blue Tree Towers, o partido proibiu minha candidatura para que apoiássemos a Ideli Salvatti na disputa estadual”, afirmou. “Fui impedido de concorrer ao cargo no dia da convenção”.
Publicidade
Administrador e servidor público estadual lotado na UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina - Elpídio aposta nos debates para buscar votos, já que terá apenas cerca de 50 segundos no horário eleitoral. Segundo ele, sua campanha está sustentada em seis pilares: educação, saúde, segurança pública, agricultura, turismo e inovação tecnológica. “A agricultura é muito importante. Sem comida, não podemos mandar crianças para escola e ter saúde”, afirma.
Neves ainda afirma ter sido o “pai” da proposta de escola em tempo integral, apresentada durante a campanha de 2006. “Só fechamos apoio em segundo turno quando garantiram que essa nossa ideia seria colocada em prática”, diz.
Para as próximas eleições, Elpídio minimiza o fato de contar com menos de um minuto no horário eleitoral e aposta na criação de “hospitais padrão FIFA”. “Em estádios foram feitas várias melhorias e há recursos para investir na construção de hospitais no padrão FIFA”, disse.
“Quero isso. Tem dinheiro sim, pois o governo gasta R$ 150 milhões na ponte Hercílio Luz e outros tantos são desviados. Tem recursos para fazermos hospitais no padrão FIFA, como os que existem em Houston (EUA)”, falou.
Publicidade
1 de 22
Artistas, apresentadores, atletas e subcelebridades aparecem como candidatos a cargos públicos em todas as eleições. Eles são cobiçados pelos partidos principalmente porque alavancam o número de votos conquistados, o que aumenta a importância da legenda nos parlamentos e até garante vaga a outros candidatos da sigla com desempenho pior. Veja a seguir os famosos que concorrem nas eleições de 2014:
Foto: Arte Terra
2 de 22
O cirurgião plástico Roberto Miguel Rey, conhecido como Dr. Rey, ou Dr. Hollywood, é candidato a deputado federal pelo PSC-SP
Foto: William Oda
3 de 22
Ex-corregedora-geral de Justiça, a ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon concorre a uma vaga como senadora pelo PSB-BA
Foto: Elza Fiúza
4 de 22
O funkeiro Mc Doca, autor da música "Rap da Felicidade", que contém os versos "Eu só quero é ser feliz, andar tranquilamente na favela onde eu nasci", é candidato a deputado estadual no Rio de Janeiro pelo PTdoB
Foto: Facebook
5 de 22
O cantor Elymar Santos vai concorrer a uma vaga de deputado estadual no Rio de Janeiro pelo PR
Foto: Facebook
6 de 22
O humorista Castrinho disputa uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro pelo PRB
Foto: Felipe Panfili e Jefferson Ribeiro
7 de 22
O pagodeiro e ex-deputado Waguinho desta vez tentará uma vaga na Câmara Federal, concorrendo pelo PDT-RJ
Foto: TV Globo
8 de 22
O cantor e vereador de São Paulo Aguinaldo Timóteo vai concorrer como deputado federal pelo PR-RJ
Foto: Renan Truffi
9 de 22
O ex-BBB Diego Gasques, também conhecido como Diego Alemão, é candidato a deputado federal pelo PV-RJ
Foto: TV Globo
10 de 22
Também ex-BBB, a vencedora da quarta edição do reality, Cida, se filiou ao PTdoB do Rio de Janeiro e vai concorrer a uma vaga na Câmara Federal
Foto: TV Globo
11 de 22
O vencedor do BBB12 Fael Cordeiro também quer seguir carreira política. Ele é candidato a deputado estadual em Mato Grosso do Sul pelo PSB
Foto: TV Globo
12 de 22
A cantora Sula Miranda concorre a uma vaga de deputada federal pelo PRB-SP
Foto: Douglas Gomes / PRB
13 de 22
O apresentador e empresário Álvaro Garnero tenta uma vaga na Câmara Federal pelo PRB-SP
Foto: Facebook
14 de 22
O ex-BBB Kleber Bambam também se filiou ao PRB-SP. Ele concorre a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado
Foto: Leo Franco e Paduardo
15 de 22
O cantor Sérgio Reis é candidato a deputado federal pelo PRB-SP
Foto: Divulgação
16 de 22
Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, vai concorrer a uma cadeira na Câmara Federal pelo PSB-SP
Foto: Talita Zaparolli
17 de 22
O ator pornô e apresentador Kid Bengala é candidato a deputado estadual em São Paulo pelo PTB
Foto: Twitter
18 de 22
O cantor sertanejo José Rico, da dupla com Milionário, concorre a deputado federal pelo PMDB-GO
Foto: Facebook
19 de 22
O presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, é candidato a uma vaga na Câmara Federal pelo PSB-MG
Foto: Terra
20 de 22
O ator Ricardo Macchi, eternizado como o personagem "cigano Igor" da novela Explode Coração, é candidato a deputado federal pelo PTB-RS
Foto: Luiz Ávila / PTB
21 de 22
Ex-jogador de futebol, Marcelinho Carioca concorre a deputado estadual pelo PT-SP
Foto: Gustavo Bezerra / PT
22 de 22
O ex-jogador de futebol Washington é candidato a uma cadeira na Câmara Federal pelo PDT-RS