Duas operações policiais movimentaram a madrugada e a manhã deste sábado em Santa Catarina: as tropas da Força Nacional de Segurança desembarcaram em Florianópolis e 21 detentos foram transferidos do Estado.
Conforme anunciado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a Força Nacional de Segurança chegou para auxiliar nas eleições e na contenção aos atentados. Na sexta, ele havia afirmado que as tropas desembarcariam “muito mais cedo do que as pessoas imaginam”.
Simultaneamente, a mobilização da Polícia Militar e do Departamento de Administração Prisional (Deap) foi realizada para transferir 21 detentos para penitenciárias de outros Estados. O grupo embarcou em aviões na Base Aérea da Aeronáutica e foi encaminhado para Porto Velho, em Rondônia.
O governador em exercício Nelson Schaefer e o ministro Cardozo informaram, durante coletiva, que os presos transferidos seriam os mandantes dessa nova onda de atentados.
Mais ataques
Nesta madrugada, seis ônibus foram incendiados e completamente destruídos na cidade de Imbituba. Dois homens em uma moto invadiram o pátio da empresa Santo Anjo e destruíram os coletivos.
Segundo a PM catarinense, sete pessoas foram presas participando de ataques. Já são 27 municípios com registros de ocorrências desde a última sexta-feira.