Gesiel Duarte (Republicanos), candidato derrotado à Prefeitura de Diadema, anunciou apoio à reeleição do atual prefeito José de Filippi Júnior (PT), contra decisão do colega de partido e governado do estado, Tarcísio de Freitas, que apoia Taka Yamauchi (MDB).
O candidato derrotado à Prefeitura de Diadema pelo Republicanos, Gesiel Duarte, anunciou apoio à reeleição do atual prefeito da cidade da Grande São Paulo, José de Filippi Júnior (PT). Duarte é o presidente municipal do partido em Diadema.
- Confira no Terra os resultados do primeiro turno das eleições 2024
O petista disputa o segundo turno das eleições municipais contra Taka Yamauchi (MDB), que tem apoio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Assim como Duarte, Tarcísio é filiado ao Republicanos. O partido, bem como o governador paulista, é da base aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PT) que, por sua vez, rivaliza com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva -- um dos principais nomes do PT -- no cenário nacional.
"Hoje eu estou aqui para declarar o meu apoio, porque eu quero o melhor para Diadema. Tenho muita afinidade no plano de governo do Filippi. Estou ao lado também do meu amigo, pastor Rubens, e vim aqui declarar que no próximo domingo, eu e minha família e você que votou em mim também, no dia 6 de outubro, vote Filippi 13, porque é o melhor para Diadema" disse Duarte em vídeo publicado nesta terça-feira, 22.
No vídeo, é possível ver o presidente do Republicanos de Diadema colando no peito um adesivo vermelho e com o número 13, símbolos do PT.
"Muito feliz em anunciar esse apoio! Gesiel Duarte, presidente do Republicanos em Diadema, escolheu o time da verdade, o time do 13! Mais um reforço para essa reta final. 'Tamo' Junto! Dia 27 de outubro, vote 13", escreveu Filippi em uma rede social.
No primeiro turno, Gesiel Duarte obteve 3.203 votos e ficou em quarto lugar na disputa. Taka Yamaguchi (MDB) conquistou 106.141 votos (47,39%), contra 100.983 de Filippi do PT (45,09%).
O terceiro colocado na disputa foi Márcio da Farmácia (Podemos), que teve 6,09% dos votos válidos e também declarou apoio ao candidato do MDB no segundo turno.