Ditador ou exemplo de liderança? Quem é o presidente que Marçal cita como referência

Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, é conhecido por práticas autoritárias e violentas no combate ao crime

20 set 2024 - 13h06
(atualizado às 13h20)
Resumo
No debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB) elogiou o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, como referência para enfrentar a Cracolândia, apesar das controvérsias em relação aos direitos humanos durante seu governo.
Nayib Bukele é tido como ditador por muitos, com quase nenhuma oposição
Nayib Bukele é tido como ditador por muitos, com quase nenhuma oposição
Foto: Ettore Chiereguini/Especial para o Terra e Getty Images

No segundo bloco do debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, nesta sexta-feira, 20, Pablo Marçal (PRTB) trouxe uma figura controversa como referência para enfrentar o problema da Cracolândia: Nayib Bukele, presidente de El Salvador. O candidato elogiou a transformação da capital, San Salvador, que, segundo ele, estaria livre de pessoas em situação de rua.

  • Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2024 no portal Terra e fique por dentro de todas as notícias.

Durante sua vez de falar, Marçal exaltou Bukele e o descreveu como "um cara jovem", "de mídias sociais" e que "revolucionou aquela cidade e aquele país". Mas, apesar dos atributos citados pelo candidato do PRTB, Bukele é uma figura polêmica. 

Publicidade

Isso porque, durante seu governo, direitos fundamentais foram suspensos e mais de 1% da população de El Salvador foi presa, muitas vezes com poucas provas de ligação com gangues. Quase sete mil pessoas foram libertadas devido à falta de evidências suficientes.

Paradoxalmente, Marçal criticou a abordagem que trata as pessoas da Cracolândia como "rebanho". Ele também condenou o uso de medidas violentas, como jatos de água, na região.

A fala foi incitada com questionamento do jornalista Fábio Diamante, do SBT, sobre como Marçal pretende dar emprego e moradia às pessoas que vivem na cracolândia. Em resposta, o ex-coach reforçou a importância de integrar esportes nas escolas municipais, já que, segundo ele, "esportistas não se encontram em situação de rua". 

Debate do Terra

O debate desta sexta-feira reuniu os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo nas eleições de 2024. Entre os participantes estão Pablo Marçal (PRTB), José Luiz Datena (PSDB), Marina Helena (Novo), e Tábata Amaral (PSB), entre outros. Os candidatos debateram temas centrais para a cidade, como segurança pública, habitação e educação.

Publicidade

O evento conta com transmissão pelo Terra, em parceria com o SBT e a rádio Nova Brasil, e a mediação do jornalista César Filho. Este é o sétimo debate da corrida eleitoral para o primeiro turno, sendo o terceiro apenas nesta semana.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se