Eleição em São Paulo: quando saem as próximas pesquisas desde horário eleitoral e apagão

Pelo menos quatro pesquisas na semana vão medir as intenções de voto entre Ricardo Nunes e Guilherme Boulos

13 out 2024 - 15h38
(atualizado em 14/10/2024 às 07h26)
Pesquisas vão mostrar evolução da disputa entre Ricardo Nunes e Guilherme Boulos
Pesquisas vão mostrar evolução da disputa entre Ricardo Nunes e Guilherme Boulos
Foto: Alex Silva/Estadão e Taba Benedicto/ Estadão / Estadão

Passada a primeira semana do segundo turno na disputa eleitoral em São Paulo, pesquisas eleitorais vão medir a evolução das intenções de voto dos candidatos Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL). Ao longo dos próximos dias, levantamentos dos institutos Real Time/Big Data, Paraná Pesquisas, Quaest e Datafolha serão divulgados. Serão os primeiros levantamentos divulgados desde o início da propaganda eleitoral do segundo turno e do apagão de energia para clientes da Enel, que virou tema de debate entre os candidatos nas redes sociais.

Na primeira semana do primeiro turno, os números de dois institutos mostraram vantagem do prefeito Ricardo Nunes. Levantamento do Paraná Pesquisas (SP-08049/2024) indicou Nunes com 52,8% dos votos totais contra 39% de Boulos. Segundo a medição, outros 4,8% votariam em branco ou nulo, enquanto 3,4% não souberam ou não responderam.

Publicidade

Na medição do Datafolha (SP-04306/2024), Nunes tem vantagem de 22 pontos percentuais. O prefeito registra 55% de menções no cenário estimulado, enquanto o deputado federal figura com 33%. Segundo o levantamento, 10% dos eleitores afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto. Outros 2% não sabem em quem votar.

Veja quais as próximas pesquisas na capital paulista:

  • Real Time/Big Data

A primeira pesquisa da semana será divulgada pelo instituto Real Time Big Data e foi contratada pela 3 Poderes Mídia e Comunicação Ltda. Foram ouvidas 1.500 pessoas entre sexta-feira, 11, e sábado, 12. O registro da pesquisa aponta divulgação para esta segunda-feira, 14/10. A pesquisa deve medir apenas em parte o início do horário eleitoral, que começou na sexta pela manhã no rádio e na hora do almoço na TV, e o apagão na capital paulista, que começou na sexta à noite. O levantamento está registrado no TSE sob o protocolo SP-00357/2024.

  • Paraná Pesquisas

O Paraná pesquisas começou a ir a campo no sábado, dia 12 e encerra a coleta de entrevistas na terça-feira, 15. No registro junto ao TSE, a divulgação está prevista para o dia 16, quarta-feira. A pesquisa consta como contratada pelo próprio instituto. O protocolo de registro na Justiça Eleitoral é o SP-06311/2024.

Publicidade
  • Quaest

O levantamento da Quaest, contratado pela Globo, tem data de divulgação também para quarta-feira, dia 16. A pesquisa começaram a ser feitas neste domingo, 13, e as entrevistas vão até terça-feira, 15. O levantamento foi registrado sob o protocolo SP-05735/2024.

  • Datafolha

O instituto começa a fazer as entrevistas do levantamento contratado pela Folha de S.Paulo na terça-feira, 15. Os questionários continuam sendo aplicados até quinta-feira, dia 17. Segundo o registro, é o mesmo dia de divulgação da pesquisa. O levantamento foi registrado sob o protocolo SP-05561/2024.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações