Neste sábado, 26, último dia de campanha antes do segundo turno das eleições municipais, tanto o atual prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), quanto o deputado federal e candidato à Prefeitura, Guilherme Boulos (PSOL), incluíram em suas agendas uma visita a um mesmo local da periferia: Heliópolis, na Zona Sul, considerada a maior comunidade carente da capital paulista.
- Confira no Terra os resultados do primeiro turno das eleições 2024
No primeiro turno das eleicões, a zona eleitoral da qual a comunidade faz parte teve uma votação bastante dividida entre os candidatos Nunes, Boulos e Pablo Marçal (PRTB). O atual prefeito levou a melhor, mas com uma pequena vantagem de votos.
Dia de campanha de Nunes
Em Heliópolis, o evento de campanha de Nunes começou por volta das 12h30, com concentração em um campo de futebol da região, e seguiu pela Rua Coronel Silva Castro. Com músicas da campanha, batuques e rodeado por centenas de pessoas, o que gerou bastante empurrões, o emedebista andou por várias ruas da comunidade, cumprimentou e tirou fotos com dezenas de eleitores e disse sentir o entusiasmo da população.
O sentimento das pessoas que participaram da agenda do político era de "vitória". Inclusive, o próprio prefeito afirmou isso ao fim da caminhada. "O sentimento é de vitória, lógico que com muita humildade e pé no chão. Acabei de vir da Zona Leste, estou aqui agora em Heliópolis e vou para a Zona Sul. O carinho das pessoas e o entusiasmo é muito grande. A gente sente na rua essa energia toda. Sem querer, de forma nenhuma antecipar resultados, mas o meu sentimento de estar na rua é de vitória, e uma vitória muito bonita."
Embora favorito em São Paulo, de acordo com as últimas pesquisas eleitorais, o prefeito também demonstrou preocupação com a abstenção, que foi alta no primeiro turno -- ficou em 27,3% do eleitorado. "As pessoas irem votar é fundamental, exercer o seu direito, a sua cidadania, é o ápice da democracia, escolher quem for, escolher o seu representante, que vai ficar na sua cidade, é fundamental", pontuou.
Além de ir em Heliopólis, Nunes realizou uma carreata pela Zona Leste da cidade, ao lado de vereadores e do vice de chapa, o coronel Mello Araújo, uma caminhada pelo Grajaú, na Zona Sul, e encerrou as atividades em uma missa de Ação de Graças na Paróquia São João Maria Vianney, em Santo Amaro, na Zona Sul.
Dia de campanha de Boulos
Boulos participou de uma caminhada na comunidade de Heliópolis, marcada para às 14h30. O candidato chegou ao local por volta das 15h. A passeata saiu da Estrada das Lágrimas em direção à Rua da Mirna. Assim como no primeiro turno, ele terminou a campanha na região.
Por lá, o deputado federal foi acompanhado por centenas de apoiadores, abraçou e acenou para muitos moradores da região, foi carregado no colo e cantou músicas de campanha. Durante a caminhada, o clima era de esperança de que é possível virar votos na cidade de São Paulo. Gritos de "eu acredito" foram ecoados por diversas ruas da comunidade.
Em Heliópolis, Boulos fez um rápido discurso, com um apelo por virada de voto: "Eu só quero fazer um pedido: até amanhã, a gente tem 24 horas para falar com parente, amigo, um vizinho, para poder virar voto, porque essa eleição vai ser apertada [...] Cada voto importa. Vocês precisam ser a voz do candidato, o braço do candidato, as pernas do candidato para que a gente consiga virar voto".
Mais cedo, o candidato ainda fez uma carreata pelas ruas da região da Avenida Paulista. O psolista foi acompanhado por ministros do governo Lula, como Marina Silva (Meio Ambiente) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), sua vice de chapa, Marta Suplicy (PT), e a ex-prefeita Luiz Erundina (PSOL).
O segundo turno da eleição acontece neste domingo, 27. O Terra fará a cobertura em todas as suas plataformas ao longo do dia, acompanhando candidatos, políticos, personalidades e celebridades durante a votação e trazendo atualizações das principais ocorrências eleitorais pelo País. Será possível acompanhar, a partir das 17h, a apuração dos votos nos 51 municípios brasileiros que ainda não definiram os seus prefeitos.