A pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira, 18, mostra que Ricardo Nunes (MDB) ganharia em um possível segundo turno contra Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB) na disputa pela Prefeitura de São Paulo.
Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2024 no portal Terra e fique por dentro de todas as notícias.
Em um cenário contra Boulos, o atual prefeito da capital paulista aparece com 46% das intenções de voto, e o oponente com 35%. Os nulos e brancos representam 13%, enquanto os indecisos, 6%.
Caso o segundo turno seja disputado por Nunes e Marçal, o mdbista também seria o favorito, com 47%, contra 27%, respectivamente. Já se fosse entre Boulos e o ex-coach, ambos permaneceriam empatados tecnicamente no limite da margem de erro, com 42% e 36%, respectivamente, embora o candidato do PSOL apareça numericamente à frente de seu adversário.
A pesquisa Quaest foi encomendada pela Globo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo SP-00281/2024. Foram entrevistadas 1.200 pessoas entre 15 e 17 de setembro, um dia após Marçal ser agredido no debate. A margem de erro é de 3 pontos para cima ou para baixo. O nível de confiança é de 95%.
A Quaest é a primeira de outras três pesquisas que devem ser divulgadas em breve. O levantamento encomendado mostra intenções de voto estacionadas, nem mesmo o episódio de agressão de Datena contra Marçal no debate na TV Cultura trouxe mudanças impactantes nas coletas. Nesta semana ainda serão publicadas, a do Datafolha, na quinta-feira, 19, e a do Instituto Paraná Pesquisa, na sexta-feira, 20.
Segundo turno: Nunes x Boulos
- Nunes (MDB): 46%
- Boulos (PSOL): 35%
- Nulo, branco ou não votaria em nenhum: 13%
- Indecisos: 6%
Segundo turno: Nunes x Marçal
- Nunes (MDB): 47%
- Marçal (PRTB): 27%
- Nulo, branco ou não votaria em nenhum: 20%
- Indecisos: 6%
Segundo turno: Boulos x Marçal
- Boulos (PSOL): 42%
- Marçal (PRTB): 36%
- Nulo, branco ou não votaria em nenhum: 17%
- Indecisos: 5%
Primeiro turno
A mesma pesquisa aponta que Ricardo Nunes (MDB) está numericamente à frente na corrida pela Prefeitura de São Paulo com 24%, seguido de Guilherme Boulos (PSOL) com 23% e Pablo Marçal (PRTB) com 20%, no primeiro turno. Como a margem de erro do levantamento é de três pontos porcentuais, os três estão tecnicamente empatados.
O empate técnico entre os três candidatos não é uma novidade, em comparação com a última pesquisa Quaest, divulgada na quarta-feira, 11, Nunes manteve sua posição, Boulos oscilou dois pontos para cima e Marçal oscilou três pontos para baixo, isso dentro da margem de erro.
No segundo pelotão, aparecem o apresentador de TV José Luiz Datena (PSDB), com 10%, a deputada federal Tabata Amaral (PSB), com 7%, e a economista Marina Helena (Novo), com 2%. Os demais candidatos não pontuaram. Ao todo, 7% dizem que votam branco ou nulo e 7% estão indecisos. Os dados são relativos ao cenário estimulado, em que o nome dos candidatos é apresentado aos entrevistados.
Confira nos números na íntegra:
- Ricardo Nunes (MDB): 24% (eram 24% na pesquisa do dia 11 de setembro)
- Guilherme Boulos (PSOL): 23% (eram 21%)
- Pablo Marçal (PRTB): 20% (eram 23%)
- José Luiz Datena (PSDB): 10% (eram 8%)
- Tabata Amaral (PSB): 7% (eram 8%)
- Marina Helena (Novo): 2% (eram 2%)
- Bebeto Haddad (Democracia Cristã): 0% (era 1%)
- João Pimenta (PCO): 0% (era 0%)
- Ricardo Senese (Unidade Popular): 0% (era 0%)
- Altino Prazeres (PSTU): não pontuou (era 0%)
- Indecisos: (eram 5%)
- Branco/nulo/não vai votar: (eram 8%)