PSD triplicou o número de prefeitos em SP, superando o PSDB e se tornando o partido com mais representantes nas prefeituras paulistas.
Com os resultados do segundo turno das eleições municipais de 2024, o Partido Social Democrático (PSD) conseguiu triplicar o número de seus prefeitos no estado de São Paulo e deixou o PSDB para trás como a legenda com mais representantes nas prefeituras paulistas.
- Confira no Terra a o resultado do segundo turno das eleições 2024!
A partir de 2025, o PSD terá a maior representatividade nos Executivos municipais no estado, com 205 prefeitos em cidades paulistas. Em 2020, 68 candidatos filiados ao partido haviam sido eleitos.
Com 202 prefeitos eleitos somente no primeiro turno deste ano, o PSD ainda conquistou outras três prefeituras paulistas neste domingo, 27:
- Ricardo Silva ganhou em Ribeirão Preto com 50,13% dos votos;
- Helinho Zanatta foi a preferência de 53,61% dos eleitores de Piracicaba; e
- Anderson Farias obteve 58,26% em São José dos Campos.
Antigo aliado do PSDB, Gilberto Kassab é o presidente do PSD e é considerado um dos responsáveis pelo sucesso do partido este ano.
Engenheiro civil e economista, atualmente ele ocupa o cargo de secretário estadual de Governo e Relações Institucionais de São Paulo e é ex-ministro das Cidades e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, além de ex-prefeito da capital paulista e deputado federal.
Nacionalmente, o PSD ainda é o partido com mais senadores, o quarto com mais deputados federais, o terceiro com mais prefeitos e o terceiro com mais vereadores.