Terra realiza debate entre candidatos à Prefeitura de SP nesta sexta; veja regras e onde assistir

Evento será transmitido a partir das 11h15 e terá a participação de seis candidatos

19 set 2024 - 21h52
(atualizado em 20/9/2024 às 05h01)

Os candidatos à Prefeitura de São Paulo nas eleições 2024 participarão nesta sexta-feira, 20, de um debate com a transmissão do Terra, em parceria com SBT e rádio Nova Brasil. Com apresentação e mediação do jornalista César Filho, o evento será realizado a partir das 11h15.

Publicidade
  • Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2024 no portal Terra e fique por dentro de todas as notícias.

Este é o sétimo debate da corrida eleitoral para o primeiro turno das eleições 2024 --sendo o terceiro da semana. Para assistir, basta acessar a home do Terra, que, além da transmissão ao vivo, trará direto dos estúdios do SBT informações dos bastidores, entrevistas exclusivas e análises. O debate também poderá ser acompanhado pela TV aberta, no SBT, e pelo rádio, na Nova Brasil.

Terra, SBT e Nova Brasil promovem debate entre candidatos à Prefeitura de São Paulo
Terra, SBT e Nova Brasil promovem debate entre candidatos à Prefeitura de São Paulo
Foto: Terra

Candidatos presentes em debate

Em atendimento à legislação eleitoral vigente, foram convidados Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB), José Luiz Datena (PSDB) e Marina Helena (Novo). 

O Terra perguntou para cada campanha qual será a estratégia para o novo confronto. Nunes --que aparece tecnicamente empatado com Boulos na liderança pelas intenções de votos, segundo o último Datafolha-- afirma que manterá a mesma estratégia adotada desde o início da campanha. "Apresentar propostas. Mostrar às pessoas o que eu fiz, estou fazendo e vou fazer pelos próximos quatro anos." 

"Vamos fazer um debate propositivo, apresentando soluções para os problemas de São Paulo. Porque é isso que queremos: uma discussão civilizada, dialogando diretamente com os anseios da população. A maior cidade da América Latina merece um debate à altura de sua grandeza, feito por gente séria e comprometida, e não as baixarias e fake news que têm sido promovidas por nossos adversários", disse o psolista.  

Publicidade
Seis candidatos estarão presentes no debate
Foto: Terra

Datena, que foi expulso no debate da TV Cultura após dar uma cadeirada em Marçal, aponta que espera por um debate cívico. "Espero que seja um debate cívico e que seja um debate dentro de termos humanísticos, em que sejam colocados temas que sejam importantes à população", disse o tucano.

Tabata condenou os 'episódios de violência física e verbal' dos últimos debates. "Gritaria, mentiras e baixaria. O episódio da cadeirada não foi caso isolado. Desde a pré-campanha, temos visto um clima de intimidações, provocações, ofensas e agressões, pensado para que os adversários percam o controle. Não é isso que importa ao eleitor de São Paulo. Espero que no Terra/SBT/Nova Brasil haja discussão de propostas, projetos e soluções para os problemas de SP."

Já Marina promete confrontar os adversários. "Vamos mostrar que é tudo um teatro. Os adversários oferecem coisas de graça querendo comprar o voto do eleitor. No final, as propostas com nome bonito viram gastança e cabide de emprego."

Marçal também foi questionado sobre sua estratégia, mas não se posicionou até o momento do fechamento dessa matéria. Em caso de retorno, o texto será atualizado.

Publicidade
Cenário do debate Terra/SBT/Nova Brasil com candidatos à Prefeitura de São Paulo
Foto: Cilene Frias/SBT

Ordem dos candidatos no estúdio

A ordem dos lugares em que os candidatos vão ocupar no cenário do debate foi definida após sorteio, que foi acompanhado pelas equipes de todos os postulantes, antes mesmo do episódio de violência no último domingo, 15.  

Datena ficará próximo ao de Marçal, que vai estar no meio dos dois será Boulos. O trio ficará à direita do apresentador Cesar Filho. À esquerda do jornalista, estarão Tabata, Nunes e Marina.

Regras do debate 

Com duração de 1h45, o debate será dividido em três blocos, com dois intervalos. A previsão é que o evento se encerre às 13h. 

Primeiro bloco

O mediador fará a apresentação inicial do debate e dará as explicações sobre as regras que o orientarão. Será feita uma rodada de perguntas entre os participantes -- na ordem abaixo, que foi previamente definida em sorteio --, sem a possibilidade de os candidatos serem escolhidos mais de uma vez para responder.

Publicidade
  • 1º Guilherme Boulos
  • 2º Ricardo Nunes
  • 3º Marina Helena
  • 4º José Luiz Datena
  • 5º Tabata Amaral
  • 6º Pablo Marçal

Os temas das perguntas -- saúde, segurança, educação, zeladoria, mobilidade urbana ou gestão ambiental/questão climática -- serão definidos em sorteio, durante o debate, pelo mediador. 

O candidato terá 30 segundos para fazer a pergunta para algum concorrente, que terá um minuto e 30 segundos para responder. Os políticos terão mais um minuto cada para a réplica e a tréplica.

Os candidatos serão informados do tempo decorrido em cada participação por um cronômetro no estúdio. Em caso de não respeito ao tempo, o mediador interromperá a fala do candidato, dando prosseguimento ao debate.

Segundo bloco

Será feita uma rodada de perguntas pelos 6 jornalistas dos veículos participantes, sem a possibilidade de os candidatos serem escolhidos mais de uma vez para responder. Os escolhidos terão um minuto e 30 segundos para se posicionarem. Um segundo candidato será escolhido para comentar, também sem a possibilidade de repetição. O comentário será de no máximo um minuto, mesmo tempo da réplica. 

Publicidade

Terceiro bloco

Será feita novamente uma rodada de perguntas entre os participantes -- na ordem abaixo, que foi previamente definida em sorteio --, sem a possibilidade os candidatos serem escolhidos mais de uma vez para responder.

  • 1º José Luiz Datena
  • 2º Guilherme Boulos
  • 3º Pablo Marçal
  • 4º Ricardo Nunes
  • 5º Marina Helena
  • 6º Tabata Amaral

Assim como no primeiro bloco, os temas das perguntas serão definidos em sorteio, durante o debate, pelo mediador. O candidato terá 30 segundos para fazer a pergunta para algum concorrente, que terá um minuto e 30 segundos para responder. Os políticos terão mais um minuto cada para a réplica e a tréplica.

Em seguida, os candidatos farão as considerações finais, também em ordem previamente definida em sorteio:

  • 1º Guilherme Boulos
  • 2º Tabata Amaral
  • 3º José Luiz Datena
  • 4º Pablo Marçal
  • 5º Marina Helena
  • 6º Ricardo Nunes

Direito de Resposta

Não será tolerado pela organização do debate nenhum caso de violência verbal, tampouco física. Durante pergunta, resposta, réplica, tréplica, comentário e consideração final, o candidato que se sentir pessoalmente ofendido poderá se defender no tempo adicional de um minuto.

O pedido de resposta à ofensa pessoal será dirigido ao mediador no momento em que a susposta ofensa ocorrer ou ao final da fala do candidato que a proferiu. Um corpo jurídico formado pelos promotores do debate definirá se houve citação que justifique o direito de resposta.

Publicidade

Serão entendidas como ofensa pessoal as ocorrências de calúnia, injúria ou difamação. O direito de resposta será exercido a qualquer tempo dentro do bloco em que foi solicitado ou no início do seguinte, caso o pedido seja feito ao fim do bloco em curso.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações