Debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo ocorrerá nessa sexta-feira, 20, com transmissão do Terra, SBT e Nova Brasil, e com regras definidas.
Os candidatos à Prefeitura de São Paulo nas eleições 2024 participarão nesta sexta-feira, 20, de um debate com a transmissão do Terra, em parceria com SBT e rádio Nova Brasil. Com apresentação e mediação do jornalista César Filho, o evento será realizado a partir das 11h15.
Para assistir, basta acessar a home do Terra, que, além da transmissão ao vivo, trará direto dos estúdios do SBT informações dos bastidores, entrevistas exclusivas e análises. O debate também poderá ser acompanhado pela TV aberta, no SBT, e pelo rádio, na Nova Brasil.
Candidatos convidados para o debate
Em atendimento à legislação eleitoral vigente, foram convidados obrigatoriamente os candidatos com representatividade de cinco cadeiras no Congresso Nacional até o dia 20 de julho, conforme tabela publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e aqueles considerados de relevância jornalística pela organização do debate.
Veja abaixo a lista dos candidatos participantes:
- Ricardo Nunes (MDB)
- Guilherme Boulos (PSOL)
- Pablo Marçal (PRTB)
- Tabata Amaral (PSB)
- José Luiz Datena (PSDB)
- Marina Helena (Novo)
Regras do debate
Com duração de 1h45, o debate será dividido em três blocos, com dois intervalos. A previsão é que o evento se encerre às 13h.
Primeiro bloco
O mediador fará a apresentação inicial do debate e dará as explicações sobre as regras que o orientarão. Será feita uma rodada de perguntas entre os participantes -- na ordem abaixo, que foi previamente definida em sorteio --, sem a possibilidade de os candidatos serem escolhidos mais de uma vez para responder.
- 1º Guilherme Boulos
- 2º Ricardo Nunes
- 3º Marina Helena
- 4º José Luiz Datena
- 5º Tabata Amaral
- 6º Pablo Marçal
Os temas das perguntas -- saúde, segurança, educação, zeladoria, mobilidade urbana ou gestão ambiental/questão climática -- serão definidos em sorteio, durante o debate, pelo mediador.
O candidato terá 30 segundos para fazer a pergunta para algum concorrente, que terá um minuto e 30 segundos para responder. Os políticos terão mais um minuto cada para a réplica e a tréplica.
Os candidatos serão informados do tempo decorrido em cada participação por um cronômetro no estúdio. Em caso de não respeito ao tempo, o mediador interromperá a fala do candidato, dando prosseguimento ao debate.
Segundo bloco
Será feita uma rodada de perguntas pelos 6 jornalistas dos veículos participantes, sem a possibilidade de os candidatos serem escolhidos mais de uma vez para responder. Os escolhidos terão um minuto e 30 segundos para se posicionarem. Um segundo candidato será escolhido para comentar, também sem a possibilidade de repetição. O comentário será de no máximo um minuto, mesmo tempo da réplica.
Terceiro bloco
Será feita novamente uma rodada de perguntas entre os participantes -- na ordem abaixo, que foi previamente definida em sorteio --, sem a possibilidade os candidatos serem escolhidos mais de uma vez para responder.
- 1º José Luiz Datena
- 2º Guilherme Boulos
- 3º Pablo Marçal
- 4º Ricardo Nunes
- 5º Marina Helena
- 6º Tabata Amaral
Assim como no primeiro bloco, os temas das perguntas serão definidos em sorteio, durante o debate, pelo mediador. O candidato terá 30 segundos para fazer a pergunta para algum concorrente, que terá um minuto e 30 segundos para responder. Os políticos terão mais um minuto cada para a réplica e a tréplica.
Em seguida, os candidatos farão as considerações finais, também em ordem previamente definida em sorteio:
- 1º Guilherme Boulos
- 2º Tabata Amaral
- 3º José Luiz Datena
- 4º Pablo Marçal
- 5º Marina Helena
- 6º Ricardo Nunes
Direito de Resposta
Durante pergunta, resposta, réplica, tréplica, comentário e consideração final, o candidato que se sentir pessoalmente ofendido poderá se defender no tempo adicional de um minuto. O pedido de resposta à ofensa pessoal será dirigido ao mediador no momento em que a susposta ofensa ocorrer ou ao final da fala do candidato que a proferiu. Um corpo jurídico formado pelos promotores do debate definirá se houve citação que justifique o direito de resposta.
Serão entendidas como ofensa pessoal as ocorrências de calúnia, injúria ou difamação. O direito de resposta será exercido a qualquer tempo dentro do bloco em que foi solicitado ou no início do seguinte, caso o pedido seja feito ao fim do bloco em curso.