O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), se pronunciou pela primeira vez após o resultado parcial da apuração dos votos indicarem a disputa em segundo pleito contra o ex-ministro Tarcísio Freitas (Republicanos), pelo governo de São Paulo.
Em coletiva de imprensa em um hotel no Centro da capital paulista em que se reuniu com apoiadores para acompanhar a apuração dos resultados, Haddad disse que pleito em segundo turno já era esperado. A meta de campanha era, segundo o candidato, alcançar 40% dos votos totais na eleição. As pesquisas, no entanto, indicavam que Haddad seria o primeiro colocado na disputa, mas o petista foi superado pelo candidato do Republicanos.
Como estratégia para o segundo turno, Haddad diz acreditar que conseguirá conquistar os votos do terceiro colocado na disputa, Rodrigo Garcia (PSDB), já que acredita que os eleitores que migrariam para Tarcísio, já o fizeram no primeiro pleito. "A migração dos votos que seriam do Rodrigo [PSDB] no segundo turno já foram para Tarcísio. Analisando, acredito que isso se deve à [população da] extrema-direita", declarou.
Segundo o candidato, "a hora é de celebrar o resultado". "O campo progressista está no segundo turno, isso não acontece há 20 anos e nós temos a melhor proposta para ganhar esse segundo turno", declarou.
Haddad diz também que tem interesse em dialogar com Rodrigo Garcia para obter apoio. "Discutir aquilo que nós unimos, nos aproxima e realizar uma bela campanha de segundo turno propositiva, dialogando com as necessidades do povo paulista", afirmou.
Confira a apuração completa do primeiro turno das eleições 2022.