Eleitores do Nordeste relatam nas redes sociais que estão enfrentando dificuldades para chegar ao seu local de votação, devido a operações policiais rodoviárias e blitzes. Esse procedimento foi proibido pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, no sábado, 29, após denúncias de uso do aparato estatal para impedir a votação de eleitores. As tags 'Golpe de Estado' e 'Deixem o Nordeste votar' alcançaram o topo dos trending topics do Twitter na tarde deste sábado, 30.
Em decorrência dos relatos, Moraes determinoou, por volta de 12h deste domingo, 30, que o diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, explique as razões de operações que vêm sendo denunciadas por eleitores nas redes sociais. Até o momento, não houve resposta.
Eleitores estão condenando a postura das autoridades e enxergando uma possível manobra política para favorecer Jair Bolsonaro (PL), visto que o Nordeste é um palanque eleitoral no qual o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) costuma obter vantagem.
"Vocês não estão entendo, está em andamento uma tentativa de golpe de estado! As forças policiais de Bolsonaro estão bloqueando estradas no nordeste, impedindo pessoas de votar no maior reduto eleitoral da oposição. Isso é muito grave!!! Denunciem!", disse um usuário no Twitter.
"A PRF está tentando dar um golpe de estado ao impedir que os nordestinos votem. É simples assim", disse Pabllo Vilaça, crítico de cinema.
"Se esses vermes querem o caos, que assim seja, o Lula e os seus eleitores só não podem aceitar isso calados. Isso é crime eleitoral, golpe de estado, deixem o Nordeste votar", afirmou outro usuário.