Terra/Real Time Big Data: mais de 70% querem propostas para combater a crise climática de seus candidatos

Somente 15% dos entrevistados em SP não consideram a pauta como importante

4 out 2024 - 15h03
Poluição no ar na metrópole paulistana
Poluição no ar na metrópole paulistana
Foto: Tiago Queiroz/Estadão / Estadão

pesquisa Real Time Big Data, encomendada pelo Terra, aponta que mais de 70% dos eleitores da cidade de São Paulo se importam com propostas de combate à crise climática no plano de governo de seus candidatos. 

  • Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2024 no portal Terra e fique por dentro de todas as notícias.

Segundo esse levantamento, 72% dos entrevistados responderam sim quando questionados se o "combate à crise climática no plano de governo importa".

Publicidade

Apenas 15% responderam não para essa questão, ou seja, não consideram como importante que seu candidato tenha políticas pensadas para conter a crise climática. Ao todo, 13% não souberam ou não quiseram responder. 

A Real Time Big Data entrevistou 1.500 eleitores de segunda-feira, 30, a terça-feira, 1º. Encomendado pelo Terra, o levantamento tem margem de erro de três pontos percentuais, e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o código SP-02771/2024.

Foto: Arte Terra

Intenção de voto

A pesquisa encomendada pelo Terra mostrou empate técnico triplo na corrida pela Prefeitura de São Paulo, a quatro dias do primeiro turno das eleições 2024. O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) tem 26% das intenções de voto, o prefeito Ricardo Nunes (MDB), 25%, e o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) também marca 25%. 

Intenções de votos à Prefeitura de São Paulo
Foto: Arte/Terra

Em seguida, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) aparece com 11%, o apresentador José Luiz Datena (PSDB), com 3%, e a economista Marina Helena (Novo) com 3%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos são 4%; outros 3% não responderam ou não souberam dizer em quem votariam.

Publicidade

Em relação à pesquisa anterior do Real Time Big Data, divulgada na segunda-feira, 30, a intenção de voto dos candidatos oscilou dentro da margem de erro. Boulos passou de 25% para 26%, Nunes oscilou de 26% para 25%, e Marçal foi de 23% para 25%.

Segundo turno

Cenários de segundo turno também foram testados pela pesquisa. Nunes venceria Boulos por 48% a 35%. Neste caso, brancos e nulos são 9%, e outros 8% não souberam ou não responderam. O cenário é estável, já que na última pesquisa o placar era de 49% a 34% para o atual prefeito.

Projeção de 2º turno entre Ricardo Nunes e Guilherme Boulos
Foto: Arte/Terra

O atual chefe do Executivo também venceria Marçal por 44% a 34%, com 12% de brancos e nulos, enquanto 10% não souberam ou não responderam. Não houve alteração fora da margem de erro; na última pesquisa Nunes seria reeleito por 45% a 33%.

Projeção de 2º turno entre Ricardo Nunes e Pablo Marçal
Foto: Arte/Terra

Em um cenário entre Boulos e Marçal, o deputado federal levaria o pleito por 40% a 39% contra o ex-coach. A disputa se manteve estável com relação à última pesquisa, em que o psolista figurava com 41% contra 38% do candidato do PRTB. Nulos e brancos são 12%, contra 11% do último levantamento, e 9% não souberam ou não responderam; antes, eram 10%.

Publicidade
Projeção de 2º turno entre Guilherme Boulos e Pablo Marçal
Foto: Arte/Terra
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se