A nova pesquisa Real Time Big Data, contratada pelo Terra e divulgada nesta quarta-feira, 2, mostra três cenários de eventuais disputas de segundo turno nas eleições municipais de 2024 em São Paulo. Segundo o levantamento, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) venceria os dois principais adversários: Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB).
Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2024 no portal Terra e fique por dentro de todas as notícias.
Em ambos os cenários, o candidato à reeleição venceria o pleito com 10 ou mais pontos percentuais de diferença dos adversários.
Contra Boulos, Nunes teria 48% das intenções de voto, ante 35% do deputado federal do PSOL. Em relação à última pesquisa Real Time Big Data, divulgada na segunda-feira, 30, o prefeito, que estava com 49%, oscilou um ponto para baixo, enquanto Boulos, com 34%, oscilou positivamente um ponto, ambos dentro da margem de erro. Neste cenário, nulos e brancos se mantiveram em 9%, assim como 8% que não souberam ou não responderam.
A pesquisa também prevê uma disputa entre Nunes e Marçal. Nesse caso, o candidato do MDB venceria por 44% contra 34% do ex-coach. Ante à última pesquisa, o prefeito, então com 45%, voltou a oscilar um ponto negativamente, e Marçal, com 33%, oscilou positivamente, novamente dentro da margem de erro. Nulos e brancos passaram de 11% para 12%, e os que não souberam ou não responderam passaram de 11% para 10%.
Um terceiro cenário de confronto previsto é o de empate técnico entre Boulos, com 40%, e Marçal com 39% das intenções de voto em eventual segundo turno. Nesse caso, Boulos, que estava com 41%, oscilou negativamente, enquanto Marçal, com 38%, oscilou um ponto para cima, dentro da margem de erro. Nulos e brancos passaram de 11% para 12%, e os que não souberam ou não responderam foram de 10% para 9%.
No cenário estimulado de primeiro turno, o principal da pesquisa, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) tem 26% das intenções de voto, o prefeito Ricardo Nunes (MDB), 25%, e o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) também tem 25%, em empate técnico triplo.
A Real Time Big Data entrevistou 1.500 eleitores de segunda-feira, 30, a terça-feira, 1º. Encomendado pelo Terra, o levantamento tem margem de erro de três pontos percentuais, e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o código SP-02771/2024.