A primeira-ministra britânica, Liz Truss, se manifestou nesta quinta-feira, 8, após o anúncio da morte da rainha Elizabeth II na Escócia. Em um tom de comoção, Truss discursou em frente ao gabinete dois dias após ter sido empossada pela rainha.
No pronunciamento, a primeira-ministra atribuiu à Elizabeth uma nação moderna, estável e forte. "Ela foi o espírito do Reino Unido e esse espírito sempre será lembrado."
Truss lembrou que a soberana foi a monarca com mais tempo no poder. "E fez com dignidade e graça por 70 anos. Sua vida em serviço passa para nossas memórias sendo admirada pelas pessoas do Reino Unido e do mundo".
A primeira-ministra destacou que a rainha foi uma inspiração e que a devoção da soberana pelo dever é um exemplo. "No começo da semana, aos 96 anos, determinada a manter seu dever, me empossou como primeira-ministra", destacou.
"É uma grande perda. A rainha Elizabeth II deixa um grande legado e a Coroa, que já dura mais de mil anos, será deixada agora para o rei Charles III", acrescentou, citando o filho de Elizabeth, que passa a assumir o trono.
"Com a família da rainha, estamos em luto pela perda e apoiamos o rei para ajudá-lo a cumprir sua responsabilidade e oferecemos nossa lealdade e devoção a ele".
Truss encerrou o discurso dizendo que o país entra em uma nova era, como a majestade havia desejado, e entoou o "Deus salve o rei", expressão que passará a ser ouvida agora no Reino Unido.