A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) abriu as portas do mercado do Turismo de Negócios no Brasil aos demais países do Brics (Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã), durante o Meet Global Mice Congress, um dos maiores eventos internacionais do segmento. Sediado em Moscou, na Rússia, o encontro reuniu governos, entidades e executivos para a promoção de intercâmbio, de parcerias e, sobretudo, de investimentos.
Em interações com empresários russos, chineses, indianos e sul-africanos, entre outros representantes das nações que formam o bloco de cooperação econômica e desenvolvimento conjunto, foram compartilhadas pela Fhoresp vantagens do mercado brasileiro para novos negócios na seara de eventos corporativos, conferências e exposições. Para de ter uma ideia, o Brasil ocupa, hoje, a 8ª colocação no ranking mundial na rota de viagens de negócios e é um dos líderes do segmento na América Latina.
O diretor de Planejamento Estratégico de Governança Corporativa da Federação, Enio Miranda, representeou a entidade e a Confederação Nacional do Turismo (CNTur) durante algumas das ações do Meet Global Mice Congress, realizado entre 15 e 18 de dezembro, na capital da Rússia. Em palestra, o executivo falou sobre a evolução do Turismo Corporativo no Brasil.
O representante da Fhoresp e da CNTur destacou, inclusive, a presença do País no encontro como importante oportunidade de se firmar parcerias pouco exploradas e divulgadas, mas de indiscutível potencial, com os demais integrantes do Brics.
"Estamos acostumados com os mercados americano e europeu como aposta e caminho para novos investimentos. Contudo, há um campo gigantesco na Rússia, na China e em outros países no setor corporativo e de Turismo. Estamos abrindo contato do Brasil com estas nações. Vamos aproveitar as parcerias já consolidadas no Brics para, também, prospectar negócios para o nosso País. Foi imprescindível a Fhoresp marcar presença no congresso em Moscou e trabalhar essa frente", destaca Miranda.
Segundo o diretor da Federação, que representa mais de 500 mil estabelecimentos, entre hotéis, restaurantes e bares no estado de São Paulo, empresas estrangeiras, com as quais a entidade já mantém relação, sinalizaram interesse de investir no Brasil.
De acordo com o presidente do Instituto Internacional dos Municípios Brics (Imbrics+) no Brasil e vice-presidente do Fórum Internacional Imbrics, Devanir Cavalcante de Lima, o fato de o bloco de nações de mercado emergente sinalizar apoio a setores estratégicos brasileiros, como o Turismo de Negócios, facilita o intercâmbio dentro do próprio trade.
O conselheiro do Imbrics+ Brasil, Sérgio Melo, faz coro com Lima. Para ele, o momento é ideal para apresentação do protagonismo nacional às grandes potências. "Assim, nosso País pode fortalecer o inter-relacionamento e conquistar aportes significativos", aponta.
Comitiva brasileira
A Fhoresp participou do Meet Global Mice Congress a convite do Imbrics+ no Brasil. Além de Miranda, a Federação também foi representada no evento por seu diretor de Marketing, Francisco Lowndes. A comitiva brasileira ainda contou com a adesão de Jorge Henrique Jafet, conselheiro do Sindicato de Hotéis de São Paulo (Sindhoteis-SP).