O prazo prorrogado de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 termina às 23h59 desta sexta-feira (14). Também foi prorrogado o prazo para o pagamento da taxa de inscrição, que agora deve ser efetuado até 19 de junho.
Previsto para terminar até a última sexta-feira (7), o período de inscrição, contudo, foi estendido para que mais estudantes tivessem a oportunidade de participar do exame, de acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana.
Atenção, estudantes de todo o Brasil. Temos um recado muito importante para vocês. #Enem2024
🎥 @ricardostuckert pic.twitter.com/cv3mg0l08p
— Lula (@LulaOficial) June 11, 2024
Ministro da Educação fala sobre novo prazo para inscrições
"Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever pela Página do Participante. Os concluintes do ensino médio em escola pública não pagam taxa de inscrição", disse o ministro em uma rede social ao anunciar a prorrogação do prazo.
Santana afirmou que quase 100% dos estudantes do último ano do ensino médio de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe se inscreveram no Enem.
Já em relação ao Rio Grande do Sul, mais de 70% dos alunos da rede pública que devem concluir o ensino médio neste ano estão inscritos.
Por que prestar o Enem?
O exame é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção. O Enem também é um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.