EUA: Suprema Corte pode anunciar parecer sobre inelegibilidade de Trump hoje (4)

O anúncio irá gerar especulações de que os juízes estão preparados para decidir se o político pode participar das eleições presidenciais no estado do Colorado

4 mar 2024 - 07h39
(atualizado às 07h45)

A Suprema Corte dos Estados Unidos (EUA) poderá emitir um parecer a respeito da inelegibilidade do ex-presidente Donald Trump, nesta segunda-feira (4), de acordo com nova postagem no site do tribunal.

O ex
O ex
Foto: presidente Donald Trump - Shealah Craighead/Casa Branca / Perfil Brasil

O anúncio certamente irá gerar muitas especulações de que os juízes estão preparados para decidir se o político pode participar das eleições presidenciais no estado do Colorado.

Publicidade

O tribunal jamais divulga, com antecipação, quais pareceres emitirá. Por outro lado, os juízes podem querer decidir a questão Trump antes que os eleitores do Colorado compareçam às urnas esta semana para as primárias da Superterça.

O nome de Trump, no entanto, irá aparecer nas cédulas do Colorado de todo modo: as cédulas foram impressas algumas semanas atrás. Mas, sem uma decisão da Suprema Corte, não havia garantia de que os eleitores que viesse a escolher o ex-presidente teriam a sua escolha validada se os juízes decidissem que Trump era inelegível.

Também está em jogo se o nome de Trump poderá aparecer nas cédulas das eleições gerais em novembro.

A decisão também pode resolver a questão para outros estados que tenham desafios semelhantes ainda pendentes. Um juiz de Illinois retirou Trump da votação naquele estado na quarta-feira — embora a decisão tenha sido suspensa para dar ao ex-presidente tempo para apelar.

Publicidade

A Suprema Corte ouviu argumentos em 8 de fevereiro contra a elegibilidade de Trump, com base na "cláusula insurrecionista" da 14ª Emenda. Seis eleitores do Colorado alegaram que ele se desqualificou por causa de seus comentários em 6 de janeiro de 2021, que antecederam o ataque ao Capitólio dos EUA.

O ex-presidente disputa a indidação do Partido Republicano para concorrer às eleições com Nikki Haley, ex-governadora da Carolina do Sul. Haley venceu as primárias presidenciais republicanas em Washington D.C., sua primeira vitória na corrida pelas prévias.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se