A família de uma jovem que ficou inconsciente durante uma abordagem policial em Itapecuru-Mirim (MA) decidiu denunciar os policiais para a Corregedoria da Polícia Militar do Maranhão nessa segunda-feira, 5.
Segundo informações da TV Mirante, os tenentes Sampaio e Nogueira foram denunciados por violência e abuso de poder.
Os policiais aparecem em vídeos gravados por celulares durante abordagem em um bar – que pertence à família - no último sábado, 3. Na ocasião, Natália Duailibe de Souza, de 18 anos, foi imobilizada e levou uma 'gravata' no pescoço até desmaiar.
Imagens de câmera de celular mostram uma confusão envolvendo policiais militares e os proprietários de um bar situado na região central de Itapecuru-Mirim, na madrugada de sábado (3). Uma jovem chegou a desmaiar quando estava sendo conduzida à força. pic.twitter.com/1Cx08hvvnc
— sensa news (@sensanews_) September 4, 2022
De acordo com a versão da família, os policiais chegaram ao local pedindo o fechamento do bar devido o horário. O estabelecimento, no entanto, já havia encerrado o expediente. Mesmo assim, os policiais aparecem tentando tomar o celular de Natália, que passou a filmar a ação devido à hostilidade dos agentes, e a imobilizando-a.
Na sequência, a irmã de Natália decide seguir gravando o corrido e flagra o momento em que a jovem desmaia durante a 'gravata’ aplicada por um dos policiais.
Na versão dos PMs, os agentes disseram que foram desacatados pela família.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão informou que vai instaurar um procedimento administrativo e apurar se houve conduta violenta e/ou excessos na abordagem.