Desde o forte temporal que atingiu o Estado de São Paulo na última sexta-feira, 11, mais de 214 mil imóveis ainda estão sem energia elétrica, de acordo com atualização feita pela concessionária Enel nesta terça-feira, 15. Apesar da maior parte das ocorrências terem sido registradas na capital paulista, cidades como São Bernardo do Campo e Diadema também estão com imóveis sem energia.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Nem mesmo as celebridades ficaram de fora do 4º dia de apagão. Famosos como o ídolo da jovem guarda Ronnie Von, a influencer Mariely Santos e o funkeiro MC Daniel utilizaram as redes sociais para denunciar a falta de luz em suas residências.
Por meio de um vídeo em seu perfil do Instagram, Ronnie Von afirmou que está há quatro dias sem energia, desde as chuvas que atingiram a capital. "Nos meus 80 anos de idade, nunca vi algo parecido com isso. É impressionante que isso possa acontecer. Eu reconheço que houve uma catástrofe e uma eventualidade. Perdemos tudo que tínhamos na geladeira. (...) Não consigo entender é como pode ser dada uma concessão de serviço público a quem não tem competência", desabafou.
Já o funkeiro MC Daniel revelou que precisou pegar um gerador de energia emprestado de um amigo. Ele tem um aquário, e precisava renovar a água para os peixes. "Eu estava tomando banho gelado e frio, chovendo ainda. As carnes ficaram com cheiro ruim. E, para quem não sabe, os peixes precisam de oxigênio. Agora com o gerador, dá pra fazer a troca do oxigênio e fazer tudo", disse após afirmar que o gerador "salvou" seus dias.
Já a influenciadora Mariely Santos, que na semana passada "fugiu" do Furacão Milton nos Estados Unidos juntamente com MC Loma, mal aterrissou em São Paulo e já precisou lidar com a instabilidade do tempo na capital. Ela contou nos stories que alugou um gerador de energia na segunda-feira, 14, para pode finalizar trabalhos.
"Estou com o psicológico fervendo. Preciso entregar trabalhos e já são quatro [dias], agora vai fazer cinco dias [que falam] pra chegar a energia. E não chega a energia. (...) Vou ter que fazer tudo em um dia, os quatro dias que tinha que trabalhar", declarou.
No auge do apagão na sexta-feira, mais de 2,1 milhões de pessoas ficaram sem luz após a tempestade com rajadas de vento que chegaram a 107,6 km/h. Até a última atualização da Enel nesta terça-feira, cerca de 1,8 milhão de clientes já tiveram a energia restabelecida. "Técnicos da distribuidora seguem atuando para restabelecer o serviço para cerca de 250 mil clientes na região metropolitana de São Paulo", afirma a empresa.