O deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (PL-RS), que é opositor do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) na Assembleia, prestou solidariedade ao rival após declarações tidas como homofóbicas de Jean Wyllys. Leite entrou com uma representação no MP contra Wyllys por homofobia.
Rodrigo é filho de Onyx Lorenzoni (PL) que foi candidato ao governo do Rio Grande do Sul contra Leite. Durante os debates, o então candidato Eduardo Leite foi questionado, durante a campanha eleitoral de Onyx, se o Estado teria uma "primeira-dama de verdade". Leite tem um companheiro: o médico Thalis Bolzan.
Governador @EduardoLeite_ , minha solidariedade. Estamos em campos opostos no cenário político. Tenho exercido meu papel de oposição com firmeza, mas as relações humanas e o respeito pessoal precisam ser preservador em um ambiente democrático. Lamentável esse ataque da extrema…
— Rodrigo Lorenzoni (@rdlorenzoni) July 15, 2023
Entenda o caso
O pedido ao Ministério Público foi protocolado pelo tucano após uma discussão nas redes sociais em que Wyllys chamou o governador gaúcho de "gay com homofobia internalizada" ao criticá-lo após anúncio de que ele manteria o sistema de ensino cívico-militar no Rio Grande do Sul. A decisão de Leite contraria o Ministério da Educação.