Frio intenso: neve, geada e chuva congelada

Depois da passagem do ciclone extratropical pela costa do Sul, frio passa ser destaque!

13 jul 2023 - 14h03

Texto por, Fábio Luengo

Na retaguarda do ciclone, uma intensa massa de ar polar começa a avançar pelo Brasil e fazer o inverno ter mais cara de inverno, com baixas temperaturas, geada e, até mesmo, chance de neve. A massa de ar polar começa a ganhar força já nesta sexta-feira (14) e deve se intensificar ainda mais no sábado (15).

Publicidade

Geada e recorde de frio

Muitas pessoas da Região Sul do Brasil e algumas de Mato Grosso do Sul devem observar geada nas manhãs de sexta-feira e de sábado. Na sexta-feira, a chance maior para geada vai ser entre as regiões da Campanha e fronteira oeste gaúcha e entre o norte de Santa Catarina até o sul de Mato Grosso do Sul, pegando quase todo o Paraná. Nestas áreas, a sexta-feira as temperaturas mínimas (registradas entre 5 e 7h da manhã) devem ficar abaixo de 4C°, o que é até normal para esta época do ano.

 

Foto: Climatempo

Foto: Getty Images

Neve e chuva congelada

Entretanto, o maior destaque do frio é a neve, não tem jeito. Algumas pessoas ainda se espantam quando falamos de neve no Brasil. Porém, nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina é normal ter registro de neve e chuva congelada durante o inverno (e, em alguns casos, até em outras estações). Em certas situações, quando a massa de ar frio é mais intensa, outras áreas do Sul do país podem registrar os fenômenos, como o sul do Paraná, todo o planalto catarinense e o sul gaúcho.

Dessa vez, a neve e a chuva congelada vão ficar concentradas apenas nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Por quê? Porque é apenas nessas que vai ter a exata combinação de umidade e de muito frio, com temperaturas mínimas perto ou abaixo de 0°C. 

Publicidade

Recordes de temperatura

Outra coisa que faz parte do pacote deste "let it go" pelo centro-sul brasileiro são alguns recordes de temperatura. Dentre eles, São Paulo pode ter uma sequência de recordes. Na manhã de sexta-feira, os termômetros devem registrar apenas 9°C (em alguns bairros da Zona Sul, faz ainda mais frio) e à tarde, a temperatura não deve passar dos 17°C. Se esses valores forem registrados, a capital paulista terá a manhã e a tarde mais fria do ano. Porém, não deve durar muito um desses recordes. Isso porque a manhã de sábado deve ser ainda mais fria, com previsão de apenas 8°C. Outra capital que vai ser muito gelada é Curitiba, a capital mais fria do Brasil. A sexta-feira também pode começar com recorde de menor temperatura do ano na cidade, com apenas 5°C. No sábado, o frio também ganha força, com apenas 4°C e com geada! Durante as tardes, as temperaturas ficam na casa dos 15°C.

Quem sai de casa logo cedinho, é imprescindível um casaco mais pesado, cachecol, touca, luva, duas meias, duas calças e qualquer utensílio que te mantenha aquecido. Lembrando que, mesmo com sol durante o dia, a temperatura não sobe muito e o frio continua!

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações