Gata que deu origem a boato de Trump sobre imigrantes comerem pets é encontrada

Em declarações polêmicas, Donald Trump e seu candidato a vice, J.D. Vance, propagaram a ideia de que imigrantes haitianos estavam roubando e comendo pets na cidade

19 set 2024 - 20h56

Em Springfield, Ohio, um desaparecimento ocorreu em agosto, gerando um boato alimentado por grupos supremacistas e anti-imigração. Em declarações polêmicas, Donald Trump e seu candidato a vice, J.D. Vance, propagaram a ideia de que imigrantes haitianos estavam roubando e comendo pets na cidade.

Donald Trump e seu candidato a vice, J.D. Vance, propagaram a ideia de que imigrantes haitianos estavam roubando e comendo pets na cidade
Donald Trump e seu candidato a vice, J.D. Vance, propagaram a ideia de que imigrantes haitianos estavam roubando e comendo pets na cidade
Foto: Reprodução / Instagram / Perfil Brasil

"Em Springfield, eles [imigrantes] estão comendo os cachorros. Eles estão comendo os gatos. Comendo os pets das pessoas que moram lá", declarou Trump. Dias antes, Vance havia compartilhado em suas redes sociais que havia recebido "várias denúncias" de habitantes sobre imigrantes haitianos roubando animais de estimação para comer.

Publicidade

Boato sobre pets roubados em Springfield

O boato começou a ganhar força quando uma moradora de Springfield, Anna Kilgore, registrou um boletim de ocorrência mencionando que sua gata de estimação, Miss Sassy Pants, poderia ter sido roubada por vizinhos haitianos. Kilgore postou no Facebook, em uma comunidade local, procurando informações sobre a gata desaparecida.

No entanto, Miss Sassy Pants voltou para casa sozinha alguns dias depois, e foi encontrada no porão. Kilgore, que é apoiadora de Trump, pediu desculpas aos vizinhos haitianos com a ajuda de sua filha e um aplicativo de tradução no celular. Ainda assim, o boato persistiu e foi amplificado nas redes sociais.

Quem está por trás desses boatos?

O boato foi utilizado estrategicamente pela campanha de Trump para reforçar preconceitos e narrativas anti-imigração. Durante um debate presidencial realizado em 10 de setembro de 2024, Trump reafirmou que os EUA estão sendo "invadidos" por imigrantes ilegais de presídios e manicômios de outros países, o que é outra afirmação falsa.

Publicidade

A cidade de Springfield recebeu cerca de 15 mil imigrantes haitianos nos últimos anos, o que impulsionou a economia local, mas também sobrecarregou os serviços sociais e educacionais. Com o boato amplificado, a comunidade haitiana temei por sua segurança, especialmente após o debate presidencial. A cidade, de 60 mil habitantes, vive dias de tensão e foi alvo de diversas ameaças de bomba.

Para piorar, outros republicanos como o senador Ted Cruz compartilharam postagens semelhantes. Cruz postou uma foto de gatinhos com a legenda: "Votem em Trump para que os imigrantes haitianos não nos comam". Trump também compartilhou montagens feitas por inteligência artificial, nas quais ele aparecia cercado por gatinhos.

A administração local de Springfield informou que não há registros oficiais de imigrantes roubando e comendo pets. No entanto, a narrativa falsa tem gerado medo e desconfiança entre os moradores. Além disso, reforça estereótipos negativos e discriminação contra imigrantes haitianos.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações