Greve em SP: Tarcísio exalta linhas privadas e volta a defender privatização da Sabesp

Governador de São Paulo definiu a greve unificada como uma forma de abuso

3 out 2023 - 13h46
(atualizado às 13h46)
Greve: Tarcísio elogia negativa de 'catraca livre' e vê motivação política de metroviários
Video Player

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), elogiou o funcionamento das linhas privadas do metrô e voltou a defender a privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) durante entrevista concedida ao Estúdio i, da GloboNews, nesta terça-feira, 2. 

A entrevista ocorreu em meio a greve do Metrô, CPTM e Sabesp realizada na capital paulista. Os funcionários das categorias pedem pelo fim dos processode privatização dos segmentos, além de um plebiscito para que a população decida sobre a concessão das estatais.

Publicidade

"É muito triste ver a população sendo privada do transporte público, é uma greve política, que não tem o que ser reivindicada. Quais as linhas disponíveis hoje? As linhas 4, 5, 8 e 9, operadas pela iniciativa privada", disse Tarcísio que definiu a greve como um 'abuso'. 

O govenador garantiu que o governo irá pedir um agravamento da multa aos sindicatos responsáveis pela greve e ainda se defendeu afirmando que 'estudos sobre privatização da Sabesp e do transporte sobre trilhos' foi algo 'amplamente discutido' em sua campanha ao governo do estado. 

Tarcísio exalta linhas privadas e volta a defender privatização da Sabesp
Tarcísio exalta linhas privadas e volta a defender privatização da Sabesp
Foto: Reprodução

Na entrevista, Tarcísio também reconheceu os problemas que as linhas privadas administradas pela ViaMobilidade as linhas 8-diamante e 9-esmeralda, apresentam desde a sua privatização. No início do ano, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) chegou a pedir o fim do contrato de concessão com a ViaMobilidade nas linhas 8 e 9. Já em agosto, a empresa assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MPSP para implementar melhorias nas linhas de trem.

O Sindicato dos Metroviários confirmou a realização de uma nova assembleia às 18h desta terça-feira, 3, para decidir se a greve do Metrô de São Paulo vai se estender para quarta-feira, 4.

Publicidade

 Situação do Metrô e CPTM: 

  • A paralisação afeta as linhas 1-Azul; 2-Verde; 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô, assim como as linhas 10-Turquesa; 12-Safira e 13-Jade da CPTM;
  • As linhas 4-Amarela; 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade seguem funcionando;
  • As linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM apresentam operação parcial, da Luz até Caieiras e da Luz até Guaianases, respectivamente.
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações